quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lendas: crianças se encantam com narrativa do grupo Historiarte




As crianças que foram na tarde de quarta-feira (17) ao Solar dos Mellos puderam aprender um pouco mais da história de Macaé. Passadas de geração em geração, as lendas macaenses foram contadas no evento “Uma tarde com as lendas” pelos Contadores de História do grupo Historiarte, da secretaria de Educação, dentro da programação de férias do “Cultura de Quintal”.

O grupo Historiarte leva a contação de histórias às escolas, asilos, praças, entre outros locais. “As lendas estão retratadas no livro de Antonio Alvarez Parada (Tonico Parada). Nossa intenção é que as crianças e os adultos também conheçam um pouco mais da história de Macaé e que essas lendas não sejam apagadas”, explicou a professora e contadora de história, Margarida Maria Barcelos.

A narrativa começou pela lenda do “papa lambida”, que arrancou risadas da garotada, que ouvia com atenção. “Gostei muito da história”, disse Zoé Freire, que estava acompanhado da mãe e do irmão. Em seguida foram contadas “A lenda de Sant’Anna”, “A lenda de Mota Coqueiro”, “A loira da ponte”, “A porquinha de tamancos”, entre outras.

A intenção da Prefeitura é aproximar ainda mais o público da cultura e da história da cidade. Esse é o objetivo da Prefeitura ao promover o “Cultura de Quintal”, principalmente neste ano em que Macaé completa 200 anos, quando muitas escolas municipais e particulares estão resgatando e estudando sobre a história do município.

- O objetivo é associar a visitação ao Solar dos Mellos à Cultura de Quintal, que hoje é praticamente uma extensão dos trabalhos realizados na Fundação Macaé de Cultura - explica a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz.

A partir de agosto, o Solar dos Mellos vai abrir também aos sábados com a ocupação do espaço para apresentações diversas. A finalidade é referendar o local com a Cultura de Quintal, com atividades que mostrem a cultura local e regional.

O Solar dos Mellos propõe encontros, pesquisas, exposições, eventos culturais através do Projeto “Cultura de Quintal” e visitas guiadas. Qualquer instituição pode agendar uma Visita Guiada ao Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé pelo telefone (22) 27632396. O Solar funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

O Solar dos Mellos – Museu de Macaé - foi construído no ano de 1891 pelo coronel Bento de Araújo Pinheiro, um rico fazendeiro. Em 1911 foi comprado pelo jornalista Cezar José de Souza Mello para residência de sua família. A edificação possui estilo arquitetônico eclético, ou seja, duas estéticas: o romântico e o gótico. No Solar acontecem exposições, o “Cultura de Quintal”, pesquisa, visita guiada, conservação e preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário