quarta-feira, 3 de julho de 2013

RIO DAS OSTRAS: Prefeitura planeja ampliar projetos de acessibilidade



Foto: Mauricio Rocha
Foto do Fábio Fernandes, do Projeto Praia Para Todos, visitando a Praia do Centro com autoridades da cidade
Fábio Fernandes, do Projeto Praia Para Todos, visitou a Praia do Centro
 
Foto: Mauricio Rocha
Foto do prefeito Sabino recebendo Fábio Fernandes para falar sobre implantação de projetos esportivos voltados para pessoas com deficiência
Sabino recebeu Fábio Fernandes para falar sobre implantação de projetos esportivos voltados para pessoas com deficiência
 
Foto: Instituto Novo Ser
Foto de um cadeirante tomando banho de mar com cadeira anfíbio
Projeto Praia para Todos possibilita que cadeirantes tomem banho de mar com cadeira anfíbio
 
A preocupação da Prefeitura com a acessilidade tem motivado a busca de novos projetos na área. Com esse objetivo, o prefeito Sabino recebeu Fábio Fernandes, um dos organizadores do projeto "Praia para Todos", iniciativa que tem por objetivo aumentar a integração das pessoas deficientes com a natureza e o esporte. Fábio veio conhecer a orla de Rio das Ostras o último dia 27 a fim de estudar a viabilidade de implantação do projeto na Cidade. Segundo ele, o Município se detaca na acessibilidade. 


“Não é comum que os municípios tenham tanta acessibilidade quanto em Rio das Ostras. Apesar de ser uma obrigação do Poder Público, infelizmente, isso não é cumprido. Por isso, iniciativas como essa são louváveis. Projetos como o “Praia para Todos” fazem com que a cidade não segregue pessoas com deficiência, e fazem muita diferença na vida delas. Elas passam a entender o que é superação na prática e obtém mais saúde e qualidade de vida”, afirma Fábio, que é cadeirante e também é representante do Instituto Novo Ser. 


O representante do projeto visitou a Praia do Centro, acompanhado dos secretários de Bem-Estar Social, Rose Santos, e de Esporte e Lazer, Alberto Moreira Jorge. A iniciativa deve ser inserida no projeto do Departamento de Paraesporte, que está sendo criado de forma pioneira no Estado do Rio. Para Fábio, a agilidade com que o encontro foi promovido pelo prefeito, que conheceu o projeto em maio, durante a caminhada da adoção, em Copacabana, demonstra a vontade do poder público em adotar medidas de inclusão. 



Para o prefeito Sabino, medidas como o "Praia para Todos" contribuem para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados. “Esse é um projeto humano, que possibilita a muita gente sair de casa para se exercitar, aproveitar a cidade e a vida e com isso criar círculos de amizade, viver uma realidade diferente”, observou Sabino. 

PARAESPORTE - A partir de agosto, o Departamento de Paradesporto de Rio das Ostras iniciará o cadastramento de moradores com necessidades especiais. Com a iniciativa, pretende-se fazer um levantamento preciso do número de pessoas e identificar o tipo de deficiência. Para isso, equipes da Prefeitura estarão nas localidades do Município, indo de casa em casa.


Futebol (de cinco e de sete), vôlei, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, vela e goalball – modalidade para deficientes visuais – serão as modalidades adaptadas oferecidas pelo Departamento. Além disso, pessoas que nunca tomaram banho de mar terão essa oportunidade pelo projeto “Acessibilidade é a nossa praia”, em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social, que prevê a utilização de cadeiras adaptadas (anfíbias) apropriadas para esse fim. 


“Há muitas pessoas que, por vergonha de sua condição, deixam até de se cadastrar em programas da Prefeitura. Nosso objetivo é mudar esta realidade ao oferecer a oportunidade de socialização pelo esporte e lazer”, explica Alberto Moreira Jorge, secretário de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário