terça-feira, 23 de julho de 2013

Região Serrana: Macaé sedia Campeonato Brasileiro de Canoagem


Mais um evento de nível nacional confirmado na programação esportiva de aniversário de 200 anos de Macaé. O município será palco da 2ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom. A competição, que acontece de 25 a 28 de julho, na base do Rio São Pedro, em Glicério, reúne os melhores atletas do país na modalidade e com pontuação válida para o ranking brasileiro. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em parceria com a Prefeitura de Macaé, com atuação da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Modalidade olímpica desde 1972, a canoagem Slalom é praticada em caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros, definidos por "portas" penduradas por arames suspensos, que o canoeiro deve percorrer sem faltas e no menor tempo possível. Para a edição que acontece em Macaé, serão três modalidades em disputa: K1 (caiaque), C1 (canoa) e C2 (canoa dupla) sendo masculino e feminino, nas categorias Infantil (atletas nascidos em 2000 ou depois), Menor (nascidos em 1998-1999), Júnior (1994 a 1997) e Sênior (nascidos antes de 1994).

O percurso será realizado no distrito de Glicério, no Rio São Pedro, que fica a 400 metros da Base Esportiva. Em condições normais, o rio é de pequeno porte com fácil acesso e águas limpas, as corredeiras são de até classe III. De acordo com a organização do evento, o uso de equipamentos de proteção é obrigatório e durante todo o evento uma equipe de resgate estará de prontidão para garantir a segurança dos atletas.

Integrante do Comitê Organizador da prova, Gerhard Jancsik acredita que esta etapa do Brasileiro de Canoagem será uma competição de nível técnico elevado e um preparativo para os Jogos Olímpicos no Brasil. "Até o momento temos 160 inscritos e acreditamos que chegaremos a 200 até os dias de prova. A seleção brasileira estará presente na competição e teremos a honra de ver de perto o gaúcho Gustavo Selbach, mais de 15 vezes campeão brasileiro, representante do país nos campeonatos mundiais e jogos olímpicos nos últimos anos. Além do atrativo da competição, o campeonato é uma forma da cidade que tem a vocação para a canoagem começar a respirar os ares das grandes competições, tendo em vista o Mundial Júnior, em 2015, e, especialmente, as olimpíadas do Rio, em 2016. Nosso empenho é para que tudo ocorra da melhor forma possível e que os atletas, tanto na primeira como na segunda divisão, possam desempenhar o que possuem de melhor", informa Gerhard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário