terça-feira, 16 de julho de 2013

Congresso sobre Drogas começa nesta terça-feira em Macaé



Com a finalidade de propor novas perspectivas nas políticas públicas sobre crack, álcool e outras drogas e ampliar os espaços democráticos de diálogos, começa nesta terça-feira (16) o 1º Congresso Municipal Sobre Drogas. A programação, que segue até quarta-feira (17), será realizada na sede da Cidade Universitária(foto). O evento faz parte das comemorações dos 200 anos do município e será realizado pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Cepod).

Um público de 300 participantes é esperado para a programação, que contará com palestras direcionadas, mesas-redondas e atividade cultural com apresentação de pôsteres e performance artística com a Cia de Gente.

Diante do evento, a Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas (CEPOD) também tem como meta definir as diretrizes gerais da Política sobre Drogas desenvolvida em Macaé. Outra intenção é favorecer a divulgação de dados e informações sobre essa área, a fim de ampliar o conhecimento da população, além de oferecer subsídios para a atuação dos gestores municipais no que tange a estes aspectos, fundamentando o desenvolvimento de políticas públicas capazes de conscientizar, prevenir e reduzir os danos decorrentes do uso de drogas.

De acordo com o coordenador, Gleison Marinho Guimarães, o congresso foi organizado diante da abrangência e relevância que a área de álcool e outras drogas possui para a sociedade e os seus grandes impactos. “Entende-se que é fundamental a promoção do intercâmbio de experiências e ideias, além da socialização de resultados de estudos e pesquisas com especialistas da área a fim de aprofundar e ampliar o debate sobre as Políticas sobre Drogas desenvolvidas no município”, destacou.

Para esta ampla discussão, o 1º Congresso Municipal sobre Drogas contará com as presenças de especialistas como Flávia Fernando, Pedro Gabriel Delgado e Erotildes Maria Leal, além de outros nomes no cenário nacional e internacional.

Programação:

16 de julho (terça-feira)

. 18 às 19 horas – Credenciamento

· 19 às 19h30 – Mesa de abertura com autoridades locais

· 19h30 às 20h10 – Palestra “A política do Ministério da Saúde para Crack, Álcool e outras Drogas”, com Pollyanna Pimentel, assessora técnica do Ministério da Saúde e apoiadora do Núcleo de Álcool e Drogas da Coordenação de Saúde Mental.

17 de julho (quarta-feira)

· 8 às 9 horas – Credenciamento e café da manhã

· 9 às 9h45 – Palestra “As políticas públicas em crack, álcool e outras drogas: as experiências em outros países”, com Pedro Gabriel Delgado, psiquiatra, professor doutor do Núcleo de Políticas Públicas da UFRJ – IPUB/UFRJ.

· 9h45 às 10h25 – Palestra “Rede de cuidados e território – a universidade e a cidade”, com Erotildes Maria Leal, psiquiatra, professora doutora do curso de medicina – UFRJ/Macaé, pós-doutora pelo Programa Internacional de Formação de Pesquisadores no Fenômeno das Drogas – Universidade de Toronto – Canadá.

Mesas redondas:

· 10h30 às 12 horas – Crack em Macaé – Plano Crack é possível vencer/ Consultório na Rua / Abordagem Social na Rua ao Usuário de Crack – Moderador Pedro Gabriel Delgado e palestrantes Camila Butinholli Rangel (Cepod) / Maria Luiza Baccari Quaresma (Semdes) / Viviane de Motta Gil Rocha (Semdes).

· 10h30 às 12 horas – Os equipamentos da rede AD: Rede AD Municipal/ Atenção Psicossocial/ Álcool e outras drogas na Estratégia Saúde da Família – Moderadora Ananda Moura Rezende e palestrantes Monica Andrade, gerente do Programa de Saúde Mental da Semusa; Maíra de Mello Cabral e Matos, coordenadora de Política de Drogas e Saúde do Viva Rio; Adriana Silva Lopes, CAPS ad – Semusa.

· 12 às 13 horas – Intervalo almoço


· 13h30 às 15 horas – O uso prejudicial de drogas lícitas: álcool, tabaco e benzodiazepínicos - Moderador Gleison Marinho Guimarães e palestrantes Tiago Mussi, FMHM-HPM; Patrícia Andrade Meireles, Cepod – Programa Girassol; Joelson Rodrigues, subsecretaria de Ciência e Tecnologia.

· 13h30 às 15 horas – A prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas em Macaé: I Levantamento de Álcool X Direção em Macaé / Ações na Educação / A identificação cultural dos jovens como diálogo da subversão ao processo de alienação – Moderador Denis Petuco e palestrantes Ruth Escudero (Cepod) / Adriana Feliciano (Cepod), Paulo Azevedo (Cia de Gente).

· 15 às 15h30 – Coffe break

· 15h30 às 16 horas – Apresentação de Pósteres / Performance Artística com a Cia de Gente

· 16 às 16h40 – Palestra “As políticas de segurança pública para crack, álcool e outras drogas” com Luiz Carlos Fiore, sociólogo, participante do Comitê de Articulação Local dos Territórios da Paz/RJ e do Grupo de Apoio a Gestão Nacional do Programa Crack é possível vencer.

· 16h40 às 17h20 – Palestra “Drogas ilícitas: proibir ou legalizar? As experiências do Brasil e de Portugal com Denis Petuco, cientista social, mestre em educação, doutorando em Ciências Sociais, Redutor de Danos, Educador Popular, consultor autônomo sobre drogas, educação e saúde.

· 17h20 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário