quarta-feira, 17 de julho de 2013

Praça do Artesão de Rio das Ostras será revitalizada






Foto do Prefeito Sabino falando com os artesãos presentes na reunião
Prefeito Sabino se reuniu com artesão no Parque dos Pássaros

Foto: Mauricio Rocha
Foto da Praça do Artesão


A Prefeitura de Rio das Ostras vai reformar a Praça do Artesão, no Centro. A proposta é resgatar o artesanato da cidade, transformando o espaço num ponto turístico. A notícia foi anunciada pelo prefeito Sabino, durante um encontro com cerca de 50 representantes da Associação Ostra Arte, na tarde desta terça-feira, dia 16, no auditório do Parque dos Pássaros. Sabino pediu aos artesãos que enviassem sugestões e que, junto ao poder municipal, ajudassem na elaboração do projeto de revitalização da Praça. Uma nova reunião está prevista para acontecer em três semanas.

O projeto, que será definido junto com os artesãos, deve respeitar a história do município e a cultura local, de forma planejada, adaptando-se ao futuro da cidade. A proposta é transferir esses trabalhadores do espaço atual (os estandes) para o terreno ao lado, onde existe um imóvel, de construção datada da década de 60. Este imóvel seria transformado em um centro cultural, turístico e esportivo. Como referência aos tradicionais barcos da cidade, o local receberia o nome de “Casa da Vela”. Também existe a proposta de que as atividades esportivas desenvolvidas ajudem a atrair visitantes e a estimular a comercialização dos produtos.

A Prefeitura quer ainda manter as árvores existentes no local, que receberá um novo projeto de paisagismo e iluminação, valorizando o espaço. A acessibilidade para portadores de necessidades especiais também será respeitada. Para isso, uma equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento vem trabalhando na elaboração do projeto. “Não queremos impor nada, queremos a integração do artesão nesse espaço que é o seu local de trabalho” comentou Sabino.

A iniciativa de convocar os artesãos a opinar no projeto foi considerada positiva pelo presidente da Associação dos Artesãos Ostra Arte, Joil Andrade Pessanha. Ele disse que vai criar uma comissão para encaminhar as propostas à Secretaria de Planejamento.
PROJETO - O Município vem trabalhando para concretizar um espaço que atenda o crescimento do município, de forma leve e moderna, com uso de estrutura de aço inox inclinada e lonas de cobertura. Surgiu ainda a ideia da instalação de uma Roda de Navegação, que venha a se tornar um atrativo turístico.

“Tenho visitado feiras em outras cidades e estados, buscando tecnologias e projetos que possam ser adaptados a Rio das Ostras, mantendo nossa origem praiana, adequados aos artesãos, moradores e turistas”, completou o prefeito.

No período das obras, os artesãos vão continuar trabalhando em outro espaço cedido pelo Município. Além disso, está sendo estudado a criação de um novo espaço para o comércio de artesanato, na Praça da Baleia.
PRESENÇAS - A reunião contou ainda com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Mario Almeida e de Turismo, Carla Ennes, além do vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mario Marcelo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário