quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Unidades de Saúde de Belém comemoram o Dia do Idoso

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 01/10/2015 16:13

  • / MELHOR IDADE / 01/10/2015 16:13

    Na UMS Providência o dia foi animado com aula de carimbó.


No dia em que se comemora o Dia do Idoso, várias Unidades Municipais de Saúde de Belém saíram da rotina diária promovendo atividades voltadas para os idosos. Na UMS Providência, o grupo da melhor idade recebeu a professora de dança Amanda Carmona que comandou uma aula de carimbó com  mais de 50 idosos matriculados na unidade.
De acordo com a psicóloga responsável pelo grupo da UMS Providência, Renata Lobato, as aulas de danças são importantes tanto física, quanto psicologicamente. “A professora de dança esteve na Unidade durante todo mês de fevereiro promovendo aulas em diversos ritmos para as idosas. Além de ajudar a melhorar a parte física, essas aulas proporcionam também, na questão psicológica, a integração com o grupo. O resgate lúdico que a diversão proporciona, funciona para melhorar a autoestima desses idosos, além de aumentar a sensação de bem-estar", explicou Renata.
Na manhã desta quinta-feira uma das palestras realizadas na Casa do Idoso foi com a fonoaudióloga Cristiane Haber e equipe de enfermagem, que orientaram o público sobre dificuldade de engolir e envelhecimento saudável.
A aposentada Maria Isabel Figueiredo,68, é matriculada na Casa do Idoso há oito anos. Ela elogia não só a programação da Semana do idoso, mas também a nova Casa do Idoso e todo o atendimento realizado. “Achei a nova casa, ótima. A antiga era muito velha e feia. Nessa aqui nós temos mais autonomia para exames, medicamentos e consultas. Todos os médicos que preciso encontro aqui ou me encaminham para outro lugar, mas nunca deixam de me atender”, disse a aposentada, que aproveitou cada atividade da programação da semana. “Acho muito bom quando temos esses momentos de orientação, porque nós idosos temos experiência, mas a idade faz a gente esquecer algumas coisas”, declarou.
 
A coordenadora em exercício da Referência Técnica em Saúde do Idoso, Andrea Baker, explica que a Política Nacional da Saúde do Idoso preconiza a assistência integral à pessoa idosa. “Na saúde, a Sesma possui o Programa Saúde do Idoso implantado em 22 unidades e conta com 11 Núcleos de Apoio à Saúde da Família  e uma Academia da Saúde em Mosqueiro, que compõem a atenção primária a esse idoso. Ele recebe orientações de cuidados com a saúde, psicológico, autocuidado, autoestima, participa de diversas atividades que incentivam o envelhecimento ativo e saudável”, frisa a coordenadora. 
Referência
Belém também tem o diferencial de ser a única cidade no Pará a ter uma Casa de Saúde do Idoso, implantada e mantida pela prefeitura. Com 15 anos de fundação, a Casa de Saúde do Idoso funciona em sede nova, na avenida José Malcher, bairro de Nazaré. Atualmente, o espaço contabiliza cerca de 10 mil pessoas matriculadas e registra diariamente cerca de 800 atendimentos com médicos especialistas.
De acordo com o titular da Sesma, Sérgio de Amorim Figueiredo, com atendimento humanizado e estratégias que vão além de atendimento clínico e recomendação de remédios, a Casa de Saúde do Idoso em Belém é considerada uma referência na promoção da qualidade de vida em todo o Pará. “Vale a pena o idoso procurar as nossas unidades de saúde ou que seus familiares o inscrevam no programa. Temos experiências exitosas em toda a rede municipal. É tudo gratuito e é um direito do idoso a promoção da independência para o auto-cuidado e a integração à nossa sociedade, às novas tecnologias e ao seio familiar”, destacou o secretário municipal de Saúde.

Texto: Kezia Carvalho
Foto: Ascom Sesma
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário