quinta-feira, 29 de maio de 2014

Companhia Urbana de Dança realiza o projeto “Periferia em Cena” na Maré

28/5/2014 13:55
Por Redação - do Rio de Janeiro

Com sua mistura de hip hop e dança contemporânea, a Companhia Urbana de Dança encerra o projeto "Periferia em Cena"  na Lona da Maré
Com sua mistura de hip hop e dança contemporânea, a Companhia Urbana de Dança encerra o projeto “Periferia em Cena” na Lona da Maré
Com sua mistura de hip hop e dança contemporânea, a Companhia Urbana de Dança encerra o projeto “Periferia em Cena”  na Lona da Maré realizando oficinas e apresentando o espetáculo Na Pista de graça. Neste ano, o grupo dirigido por Sonia Destri conquistou críticas incríveis ao apresentar seu repertório por 7 cidades nort-americanas.
Formada no final de 2004, com início, a Companhia Urbana de Dança é formada por Tiago Sousa, Miguel Fernandez, Andre Virgilio, Filipe Oliveira, Johhny Brito, Leo Galvao, Raphael Russier. De 2005 até agora a Companhia tem em seu repertório os espetáculos Ziriguidum¸ Batalha urbana, Suíte Funk, 9+1, Na Pista e Eu Danço.
O jornal The New York Times dedicou, três ótimas críticas ao trabalho do grupo, que foi considerado um dos top 10 entre os melhores espetáculos  apresentados em NY em 2011 e neste ano voltou a colher ótima resenha.
A coreógrafa Sonia Destri  em 35 anos de trabalho, movimentou-se dentro e fora do Brasil. Com os pés cá, foi do balé ao jazz, da dança contemporânea até o trabalho em musicais de teatro, televisão e cinema, alinhando-se com mestres como Tatiana Leskova, Marly Tavares, Lennie Dale e assinando coreografia de projetos artísticos envolvendo Maurício Sherman, Xuxa, Marília Pêra e Lúcia Murat, para citar alguns. Com os pés lá, entre Europa e EUA, fez formação com Pina Bausch, Alvin Nikolais, Twyala Tharp.
Foi na Alemanha que conheceu a pulsação atual de sua carreira, a dança urbana, que culminou com a formação da Companhia Urbana de Dança. Nos anos 1990,  se mudou para lá a fim de lecionar na TanzHause e em várias escolas em Dusseldorf e Colônia nas técnicas de dança contemporânea, jazz e balé clássico, hip hop e street jazz. Conheceu Marvin Smith e tornou-se colaboradora constante  no curso de formação em hip hop na Reebok University, na Alemanha. Com Marvin assinou o vídeo “Banda do Exército da Alemanha dançando Hip hop”, shows de moda para Diesel e Lewis e Projeto Videoclip que reunia 200 adolescentes por espetáculo.
Na Pista marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca
Na Pista marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca
Na Pista marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia neste novo trabalhoque tem como referências hits de Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill, clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular.
Ao universo dos dançarinos, a coreógrafa trouxe David Bowie, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music; Rodrigo Marçal inseriu Erik Satie e De La Soul. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens da Companhia inspiram este trabalho, no qual técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles.
A coreografia Na Pista foi criada após a Companhia vivenciar a excelente repercussão no Festival Suresnes Cités Danse, na França, e no Peak Performances, em Nova Jersey, em 2011, onde dividiu o palco com Bill T.Jones e Wayne McGregor, e de ter sido muito bem recebida pela crítica, tendo destaque nos jornais New York Times, Financial Times e New York Observer.
A Companhia Urbana de Dança foi considerada a “evolução da danca urbana ” pelo Encore Magazine /NY.
Ficha técnica:
Direção : Sonia Destri Lie | Direção Artística: Sonia Destri Lie | Assistente de Direção: Tiago Sousa | Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança | Ensaiador: Miguel Fernandes | Assistente de Produção: Feijão | Roteiro: Sonia Destri Lie | Música: Rodrigo Marçal | Iluminação: Ton Bernardes | Cenário: Sergio Marimba | Dramaturgia: Daniela Amorim |Figurino: Urban Outfit | Elenco: Miguel Fernandez, Tiago Sousa, Johnny Britto, Jessica Nascimento, Raphael Russier, André Virgílio, Julio Rocha, Thiago Williams | Produção: Jurubeba Produções Artísticas
Serviço:
Lona Cultural Municipal da Maré
Rua Ivanildo Alves, s/nº. Tel. 21 3105-6815
Oficina  28 de maio de 14h às 18h
Apresentação do espetáculo Na Pista dia 29 de maio às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário