Refinaria Alberto Pasqualini foi nossa primeira unidade a operar na Região Sul
Em 1962, enquanto o Brasil vencia a Tchecoslováquia e levava a taça no mundial, dávamos início à obra da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) – primeira unidade do Sistema Petrobras a operar na Região Sul. Instalada no município de Canoas (RS), a refinaria iniciou suas operações no auge da expansão do projeto estatal do setor petrolífero, ajudando a alterar a relação comercial brasileira no segmento energético e de combustíveis. O país, com a criação das primeiras unidades de refino, passou a importar mais petróleo bruto e menos derivados, agregando valor à matéria-prima em solo brasileiro.
Em março de 2014, inauguramos na Refap a primeira unidade de tratamento de lodos a ser implementada na América Latina. O sistema conta com tecnologia de ponta para converter parte do resíduo do processamento de petróleo em matéria prima recuperada para a produção de diesel e gasolina, além de sólidos para injeção no coque (derivado usado na construção civil e combustível industrial).
A Refap é a nossa sexta maior refinaria em carga total de petróleo processado, com capacidade de produção de 200 mil barris por dia. Na unidade operacional, são produzidos óleo diesel, gasolina, nafta, propeno, GLP, querosene de aviação, óleo combustível, asfalto e coque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário