quinta-feira, 6 de junho de 2013

Macaé abre encontro sobre Segurança Pública para interior do RJ





Macaé abre série de encontros sobre Segurança Pública para o interior do estado. Evento contou com a presença do Secretário de Segurança (foto).
 

 A Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) iniciou na amanhã desta quinta feira(06/06) o Programa “Compromisso pelo Segurança”, um ciclo de diálogos e ações que visam o fortalecimento das políticas sobre segurança pública do Estado do Rio de Janeiro e seus Municípios, na cidade de Macaé.
 
  No encrontro o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, fez um relato sobre  a importância do trabalho conjunto com o Estado na garantia da segurança. “A segurança pública é um compromisso de todo cidadão e transborda o compromisso das autoridades. Ela não se pauta exclusivamente no combate à criminalidade, mas deve se iniciar no cotidiano de cada pessoa. É preciso que depois da ocupação, o município possa oferecer para a população saneamento básico, qualidade na educação, qualidade de vida naquelas ilhas de maior violência, entre outros”. 

 
O prefeito aproveitou ainda a oportunidade para solicitar formalmente ao secretário José Mariano Beltrame, o modelo estrutural de ocupação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), para Macaé. “Hoje a gente enfrenta em Macaé uma grande ameaça que são as estruturas onde os profissionais de segurança se instalam nos bairros ocupados. É preciso oferecer uma estrutura física digna para nossos profissionais de segurança”, lembrou. 

 

Beltrame informou que até o final da semana será enviada ao Gabinete do Prefeito a planta da estrutura solicitada. O secretário falou ainda da importância do encontro para o conhecimento das necessidades de cada município e o planejamento de ações de segurança. “Este encontro tem como objetivo discutir com os gestores a questão da segurança pública para o estabelecimento de políticas públicas. Precisamos entender os senhores, ouvir as demandas de cada município e saber quais são as peculiaridades não só daqui de Macaé como das outras cidades para podermos traçar as estratégias de atuação”.
 

O encontro serviu para  definir uma agenda de prioridades de alinhamento e reorganização das políticas, ao abordar as questões de segurança pública na perspectiva da prevenção, onde os próprios gestores municipais junto com a Seseg irão definir quais programas (cursos, projetos, campanhas, etc.) atendem as necessidades da cidade.
 

O Secretário Estadual anunciou ainda que está sendo construída em Campos a estrutura da primeira FISP (Força Integrada de Segurança Pública). O local será a base onde as diretorias das polícias civis e militares irão estar juntas para pensar políticas públicas de segurança para a região. No total serão sete em todo o Estado, que deverão servir de canal direto com o governo estadual no exercício histórico de integração das forças.
 

O encontro definiu uma agenda de prioridades para alinhamento e reorganização das políticas ao abordar as questões de segurança pública na perspectiva da prevenção, em que os próprios gestores municipais junto com a Secretaria de Estado de Segurança irão definir quais programas (cursos, projetos, campanhas, etc.) atendem as necessidades da cidade. 
 

O I Encontro Regional de Gestores sobre Segurança Pública percorreu nesta quinta feira, as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, esta Será a primeira etapa do Programa “Compromisso pela Segurança”. 
 
 EM CAMPOS

Ao deixar a cidade Macaé, o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, fez uma visita técnica na parte da tarde, na 6ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). 
 

Na ocasião, ele anunciou que entre 45 e 60 dias será inaugurada a unidade em Campos, que será a primeira a funcionar no estado do Rio.
 

A Risp é uma organização onde as chefias da Polícia Civil, das Delegacias de Polícia de Área da cidade e 6ªComando de Policiamento de Área (CPA) da polícia militar vão trabalhar em conjunto, com a finalidade de combater a criminalidade no município.
 

Já com relação a onda de assaltos que vem assustando a população da cidade, ele informou que segurança pública é um trabalho para vida inteira e uma preocupação eterna para quem escolheu garantir o direito de ir e vim do cidadão com garantia.
 

— O nosso dever como autoridades é proporcionar uma sensação de segurança maior para tranqüilizar, aqueles que necessitam do nosso trabalho diário — ressaltou Beltrane que ainda afirmou que o efetivo do 8º Batalhão da Polícia Militar, em Campos é o suficiente para atender toda demanda.
 

Participaram ainda do encontro Subsecretários de Estado de Segurança; Diretor Geral de Polícia do Interior, José Renato Chernicharo; chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues; Comandantes de Policiamento de Área; Diretores de Policiamento de Área; secretários Municipais da área de segurança pública e inspetores de Guardas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário