sexta-feira, 14 de junho de 2013

NINGUÉM SEGURA MACAÉ


Dr. Aluizio anuncia na Brasil Offshore

 a criação do Parque Científico e Tecnológico

O futuro está chegando em Macaé definitivamente. Desenvolver tecnologia no município para que a cidade se torne uma grande potência na área tecnológica, com atração de empresas de base tecnológica e a consolidação de uma sociedade empreendedora. Esse é o objetivo do Parque Científico e Tecnológico de Macaé, projeto apresentado pelo prefeito Dr. Aluízio para investidores em potencial durante a Feira Brasil Offshore e também destacado nesta sexta-feira (14) no auditório Búzios do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. 


Os palestrantes foram o engenheiro de produção da Coppe – UFRJ e consultor do Sebrae, Thiago Renault e os assessores da subsecretaria de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Lopes e Ramom Narcizo. O objetivo da prefeitura é implantar o Parque Científico e Tecnológico para que Macaé – a Capital Nacional do Petróleo – seja conhecida também como a capital do conhecimento do petróleo. A ideia é utilizar parte dos investimentos da indústria do petróleo para ciência e tecnologia e aplicar na cidade em áreas que desenvolvam conhecimento para inserir no mercado. Para atingir essa meta, três fatores são trabalhados: a academia, por meio das universidades já presentes na cidade – UFRJ, Uenf, UFF e FemaSS - poder público, por meio do governo municipal, e as empresas.


O local do Parque Científico e Tecnológico ainda não está definido – são estudados locais na região central de Macaé e nas regiões norte e sul. A próxima etapa será o Executivo enviar ao Legislativo a proposta de lei para criação da Fundação Macaé de Ciência e Tecnologia, que será responsável pelo gerenciamento do parque.


O palestrante Thiago Renault abordou três pontos na palestra: Parques Tecnológicos, com conceito e perspectivas; taxonomia para parques tecnológicos e possibilidades para um parque tecnológico na região Norte Fluminense.


A equipe da subsecretaria de Ciência e Tecnologia frisou na palestra a importância do Parque Científico e Tecnológico para o crescimento econômico de Macaé com foco principal no mercado de petróleo, desenvolvimento tecnológico e atração de empresas de base tecnológica para a construção de uma sociedade empreendedora no município.


O Parque Científico e Tecnológico é um projeto de longo prazo e está alinhado ao projeto de uma política de ciência e tecnologia, a consolidação e atração de novos cursos universitários para Macaé, o plano de desenvolvimento econômico, além de um conjunto de iniciativas que buscam promover a sustentabilidade. Na palestra, ficou evidenciado aos participantes que a prefeitura quer tornar a cidade uma referência nacional em desenvolvimento tecnológico. Para isso, o parque vai buscar integrar iniciativa privada com o governo e as universidades.


A proposta está alinhada ainda com a política nacional de ciência e tecnologia, unindo desenvolvimento de negócios, tecnologia e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário