quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUISSAMÃ E SEUS VELHOS SOLARES

      
Existem cerca de 20 solares em Quissamã, sendo a sua maioria do século passado. Alguns estão abertos aos turistas com visitas pré marcadas. Neles podemos sentir um pouco do clima de uma época quando o Ouro Verde (a cana de açúcar) era a mola propulsora da economia do Norte Fluminense. O destaque de hoje é a centenária casa da fazenda de Mato de Pipa,
-

Em 1782 o casal Ana Francisca e Manoel Carneiro da Silva transferiu-se definitivamente para Mato de Pipa.



Deste casamento nasceram cinco filhos, e entre eles, em 1788, José, futuro Visconde de Araruama, grande colonizador da região.


Primeira casa de telhas contruída na região. Último remanescente de casa de residência ( construída no séc. XVIII ) de todo o Norte Fluminense.


Mato de Pipa é a casa mais antiga de Quissamã (1777)


De 1795 a 1815 o seu oratório funcionou como Matriz Provisória, guardando as imagens vindas de Capivary.


Em 1826, José Carneiro da Silva transfere-se com sua esposa e filhos para a Fazenda Quissamã. Ficam residindo em Mato de Pipa sua mãe e duas irmãs solteiras que herdam a fazenda em 1840.


A casa passa por diversos testamentos até pertencer aos herdeiros de Mariana Antônia de Almeida Pereira, atuais detentores da propriedade.


Hoje, a Casa de Mato de Pipa é administrada por uma associação criada para preservá-la, a AMAP. A casa recebe sempre a visita de turistas e pessoas da comunidade. Todo ano é feita uma festa junina com o objetivo de angariar fundos para a sua manutenção e divulgar a história da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário