sexta-feira, 21 de junho de 2013

BICENTENÁRIO DE MACAÉ

Comemorações dos 200 anos de Macaé

 começam neste sábado





Foto: Moisés Bruno 
Prefeitura de Macaé elaborou várias ações que acontecerão até 29 de julho, data do aniversário do município 
As comemorações dos 200 anos de Macaé serão abertas no sábado (22), no Parque da Cidade, a partir das 19h, com lançamento de selo comemorativo, apresentação do músico Ivan Lins e participação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis – SP. Nesta data, também será divulgada toda a programação da Expo Macaé 2013. 


A Prefeitura de Macaé elaborou várias ações que acontecerão até 29 de julho, data do aniversário do município. A proposta é o resgate da história e do povo que participou da criação da Vila de São João de Macaé até o município tornar-se a Capital Nacional do Petróleo. Os festejos terão como destaque o tema “Nossa gente, nossa história, nosso maior patrimônio”.

Para fazer o evento comemorativo dos 200 anos de Macaé, a Prefeitura começou, em janeiro, a fazer o levantamento de toda a sua história, com o resgate de fotografias e vídeos que traduzissem a memória de Macaé. A iniciativa da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura tem como resultado o lançamento de dois livros no mês de julho.


A programação continua no dia 4 de julho, às 19h, com inauguração do Polo de Cultura Escola Municipal de Dança, na sede social do Fluminense Futebol Clube. No dia seguinte, 5 de julho, haverá acionamento da Iluminação do Patrimônio Histórico, às 19h, na Igreja de Santana, com participação do Coral da Irmandade da Igreja. Já entre os dias 10 e 19 de julho, no mesmo horário, acontecerá a projeção 3D Mapeada da História de Macaé, na fachada da Câmara Municipal.


A assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores será no dia 11 de julho, às 19h, na Lyra dos Conspiradores. No dia 12, também às 19h, terá assinatura do Termo de Tombamento da Sociedade Musical Nova Aurora, na instituição musical.


A festa prossegue no dia 18 de julho com o lançamento do Livro “Nossa Gente, Nossa História, Nosso Maior Patrimônio”, às 19h, no Solar dos Mellos. Entre os dias 25 e 29 de julho será a vez da Expo Macaé 2013, no Parque de Exposições. Neste mesmo período, a partir do dia 26, haverá espetáculo teatral “Princesinha do Atlântico”, na Tenda da Cultura, que será montada no Parque de Exposições.


No dia 31 de julho, às 20h30, o público poderá prestigiar a apresentação de Deborah Colker e o espetáculo Velox, em parceria com a Petrobras, no Parque da Cidade.


Outras atividades:

· Plantio de 200 mudas de macaúba. Dia 11 de julho, às 8h30 no Parque da Cidade.

· Caminhada Histórica Cultura. Dia 21 de julho às 8h, com saída da Praça Washington Luiz.

· Culto ecumênico. Dia 21 de julho às 16h, na Praça Veríssimo de Melo.

· Abertura da Expo Feira Mulher. Dia 21, logo após o culto ecumênico, na Praça Veríssimo de Melo.

· Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Visconde de Araújo. Dia 8 de julho às 16h.

· Entrega do Centro de Referência em Assistência Social da Barra de Macaé. Dia 9 de julho às 16h.

· Entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagomar. Dia 12 de julho às 10h.

· Entrega da Casa dos Conselhos. Dia 15 de julho (ainda sem horário).

· Desfile cívico, Sessão solene da Câmara Municipal, entre outras atividades. Dia 29 de julho, aniversário de 200 anos da Criação da Vila de São João de Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário