domingo, 16 de junho de 2013

O FUTURO JÁ COMEÇOU

Dr. Aluízio apresenta

 modelo de crescimento

 sustentável ao Vice-Governador 

do Rio Grande do Sul


Foto: Flávio Sardou


A importância de aliar o crescimento econômico a ações que garantam a qualidade de vida da população norteou o encontro do Prefeito Dr. Aluízio com o Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, nesta quinta-feira (13), no Paço Municipal.

O objetivo da reunião foi discutir ações que visem minimizar o impacto causado pelo crescimento acelerado de cidades a partir da instalação de grandes indústrias. No encontro, Dr. Aluízio apresentou as ações planejadas para impulsionar o desenvolvimento social de Macaé e ressaltou o papel do gestor público no crescimento ordenado das cidades.


“Uma cidade que tem perspectivas de grande crescimento precisa de planejamento, de organização e de pessoas preocupadas de fato com uma administração comprometida com o desenvolvimento social. Qualquer gestor hoje tem que estar preocupado com qualidade de vida da população”, declarou.


Presente à sétima edição da Feira Brasil Offshore, em que o Rio Grande do Sul participou com estande oficial, Beto Grill aproveitou o encontro para conhecer a experiência de Macaé com o crescimento acelerado provocado pela instalação da indústria do petróleo no município e discutir a necessidade de ações para a promoção de um crescimento sustentável, uma vez que o Rio Grande do Sul passa por um intenso crescimento alavancado pela indústria naval que está iniciando suas atividades no estado.


“Essa troca de experiências é fundamental, pois entendemos que Macaé passou por todo um processo de crescimento e desenvolvimento que trouxe avanços e problemas. Dr. Aluízio está procurando desenvolver um plano macro para discutir, planejar e executar obras que vão abranger toda a cidade, a mobilidade urbana, a serviços de qualidade e a qualidade de vida das pessoas. Nós, que estamos começando o mesmo processo de crescimento econômico, tendo em vista a indústria naval que se instala com muito vigor em Rio Grande e São José do Norte, ouvimos atentamente o Prefeito e aproveitamos para conhecer melhor a experiência de Macaé. Com essas informações e exemplos, vamos procurar construir uma trajetória e uma proposta que evite que nossa região possa ter consequências diferentes das que queremos”, afirmou Grill, que esteve acompanhado pelo Prefeito de São José do Norte, Zeny dos Santos Oliveira, do Vice-Presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nobrega, e do Diretor da Fundação Universitária de Rio Grande (Furg), Artur Gibbon.


Para Dr. Aluízio, a sustentabilidade da indústria e dos municípios passa necessariamente pela ação do poder público na promoção da qualidade de vida à população.


“Macaé é um grande exemplo de como uma indústria do porte da indústria do petróleo pode mudar uma cidade. O planejamento e a gestão são fundamentais para cuidar bem do espaço urbano e da população. O desafio é crescer com sustentabilidade e organização, pois com o rápido crescimento econômico e populacional, as cidades impactadas pela indústria passam a receber uma grande demanda por serviços de saúde, educação, saneamento básico, habitação, infraestrutura. Não se pode crescer com qualidade sem oferecer um olhar atento às necessidades da população.”

Fotos Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário