sexta-feira, 7 de junho de 2013

A terceira maior feira de petróleo e gás do mundo começa na terça feira



A Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás começa na próxima terça-feira (11), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. O evento atraiu em 2011 uma visitação superior a 52 mil profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais. Durante os quatro dias do evento – de 11 a 14, das 14h às 21h – Macaé será o centro das discussões dos profissionais de E&P sobre novas tecnologias de exploração e produção. 



O evento é a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, organizada e promovida em conjunto pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, IBP- Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e SPE - Sociedade de Engenheiros de Petróleo, com apoio da Prefeitura de Macaé. A Brasil Offshore só perde em tamanho para a Offshore Technology Conference (OTC), realizada em Houston, Texas (EUA) e a Rio Oil & Gas, que acontece no Rio de Janeiro de dois em dois anos. 
 

A Conferência Internacional, organizada pela Society of Petroleum Engineers (SPE) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustíveis (IBP) será totalmente gratuita para os técnicos que se cadastrarem no site da feira. O tema desta edição será a questão da integridade nas operações offshore, tema de grande relevância na região da Bacia de Campos. 


Os assuntos que serão discutidos nas Conferências, que acontecem nos dias 12, 13 e 14, dentro do Pavilhão do Macaé Centro, estarão alinhados aos produtos da feira. Ou seja, os expositores vão apresentar equipamentos e tecnologias modernas, que são as soluções para os temas dos debates. 


A 7ª edição da feira será a maior já realizada e contará com mais de 720 expositores. Em sua sétima edição, o evento terá um pavilhão de 37.000m² - 2 mil a mais que em 2011 -, o qual abrigará os 720 expositores confirmados. 


- Essa feira internacional marca o posicionamento de Macaé no cenário petrolífero mundial. Ela ratifica a posição de Macaé como o principal polo petrolífero no país. Um local onde, de fato, a atividade industrial acontece. Macaé e suas indústrias têm sido, nestes últimos 35 anos, o maior laboratório prático da indústria petrolífera no mundo – ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Lincoln Weihardt. 


A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a subsecretaria de Indústria e Comércio e o Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) estarão promovendo encontros, reuniões e palestras no Centro de Convenções. O Fumdec vai realizar mesa redonda sobre “Ações que integram empresa e município”, no dia 11 a partir das 17h, no Auditório Macaé do Centro de Convenções. A mesa será composta por representantes da subsecretaria de Indústria e Comércio, Petrobras, Fumdec, Garantinorte, entre outros. 


No dia 14 também acontecerá palestra especial, promovida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, sobre o futuro Parque Científico e Tecnológico de Macaé que abrigará pesquisas em diversas áreas da ciência, mas especialmente no segmento petrolífero. 


- O Parque contará com suporte científico de algumas das principais universidades do país, como a UFRJ, UFF e UENF. O objetivo não é só produzir petróleo, mas também produzir conhecimento. Macaé se sente orgulhosa de ser a mola mestra desse grande projeto nacional. O desenvolvimento da economia do país através das atividades petrolíferas que irá representar na próxima década 20% do PIB (produto interno bruto) -, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. 
 


Segurança - No Centro de Convenções, na entrada da feira, será montado um Centro de Operação onde estarão instalados equipes da Polícia Militar e do Batalhão Turístico do Rio, Guarda Municipal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Coordenadoria de Defesa Civil. O entorno do Macaé Centro também contará com um planejamento de segurança e participação da cavalaria da Polícia Militar.


Rodada de Negócios

A sétima feira Brasil Offshore ocorre um mês após a 11ª rodada de leilões de blocos exploratórios da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na edição passada, em 2011, a Rodada de Negócios, realizada pela Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), em parceria com o Sebrae, gerou R$ 170 milhões em transações. 
 


De acordo com Bruno Musso, da Onip, as rodadas de negócios devem atingir o número recorde de 500 reuniões com a participação de 22 empresas âncoras como operadores e grandes contratantes, e 183 empresas fornecedoras de médio porte, para que esse segmento da indústria de petróleo possa também fechar negócios e fortalecer a política de conteúdo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário