domingo, 23 de junho de 2013

"VEM PRA RUA" FOI ALÉM MUNDO

Diversos portais de jornais internacionais publicaram reportagens e fotos neste sábado (22) a respeito das manifestações que tomaram as ruas das principais capitais brasileiras - reunindo cerca de 1,2 milhão de pessoas em 100 cidades - e do pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV da presidente Dilma Rousseff feito na véspera.

A reportagem do jornal britânico " The Telegraph" diz que a presidente Dilma quebrou o silêncio sobre os protestos, na noite desta sexta-feira, afirmando que manifestações pacíficas são parte de uma democracia forte, mas que a violência não pode ser tolerada. O texto está acompanhado de um vídeo com trechos legendados do discurso da presidente. Leia a íntegra.

Reportagem destaca protestos no Brasil e discurso da presidente Dilma (Foto: Reprodução)Reportagem destaca protestos no Brasil e
discurso da presidente Dilma (Foto: Reprodução)
O jornal americano "The Washington Post", além de uma galeria de fotos, destaca em reportagem que a presidente Dilma prometeu dialogar com os líderes dos movimentos que reúniram milhares nas ruas do país. Leia a íntegra.

O argentino "Clarín" também destaca o discurso da presidente, com o título "Tenho obrigação de ouvir as vozes das ruas" em uma reportagem que também falava sobre as manifestações de sexta-feira, contra a proposta. Leia a íntegra.

O britânico "The Independent" faz contraponto entre as manifestações dessa semana e o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo em 2014, citando o discurso da presidente Dilma, porém, com menos destaque. 
Reportagem do 'Washington Post' fala sobre as propostas do discurso de Dilma e traz ainda uma galeria de fotos das manifestações (Foto: Reprodução)Reportagem do 'Washington Post' fala sobre
as propostas  de Dilma (Foto: Reprodução)
O site da "BBC" traz uma reportagem sobre os protestos dessa semana, também citando a proximidade da Copa de 2014, e um mapa mostrando as cidades onde houve protestos e algumas fotos das manifestações. 
O site do jornal francês "Le Monde" repercute o pronunciamento da presidente: "Dilma Rousseff tenta recuperar o controle".

Em reportagem de página inteira, o diário britânico "The Guardian" afirma que os protestos realizados em diversas cidades do Brasil "lançam uma dúvida sobre a Copa do Mundo".
Britânico Guardian (Foto: Reprodução) 
Britânico Guardian (Foto: Reprodução)
De acordo com o jornal, as manifestações provocaram cenas "improváveis de serem vistas no país fanático por futebol e é a última coisa que os organizadores da Copa do Mundo desejavam ver no Brasil antes do torneio do ano que vem".

O espanhol "El País" destaca em seu site a reportagem sobre as manifestações no país e cita que Dilma prometeu um grande  plano para o transporte público.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (21), durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, que vai elaborar um Plano Nacional de Mobilidade Urbana que privilegie o transporte público. Ela também disse que receberá "líderes das manifestações pacíficas" e que conversará com governadores e prefeitos das principais cidades para elaborar um pacto para a melhoria dos serviços públicos.
'Clarín' destaca o discurso da presidente: 'Tenho a obrigação de ouvir a voz das ruas' (Foto: Reprodução)Clarín destaca o discurso da presidente
O pronunciamento é uma resposta à série de manifestações desta semana em mais de 140 cidades do país. Dilma passou o dia discutindo com ministros e assessores a conveniência de fazer o pronunciamento, gravado no final da tarde (saiba como foi a repercussão no meio político).

A presidente afirmou que se reunirá com as lideranças das manifestações e com representates de movimentos sociais.

"Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências. De sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário