domingo, 30 de junho de 2013

Macaé realiza Terceira Conferência Municipal da Cultura



Foto: José Silva
A 3ª Conferência Municipal de Cultura começou na noite desta sexta-feira (28), no auditório da Cidade Universitária, em Macaé. Na abertura, o vice-prefeito, Danilo Funke, afirmou que o encontro busca elaborar propostas de políticas públicas para o desenvolvimento da cultura no município. “A cultura tem que ser o instrumento de melhoria da democratização com espaço para todos e integração”, frisou. Os trabalhos continuam neste sábado (29), até às 18h, com a discussão de quatro eixos e eleição de delegados para as etapas estadual e nacional.


De acordo com o presidente da Fundação Macaé de Cultura, Juliano Fonseca, a proposta do governo é realizar a gestão compartilhada com os representantes de diversos segmentos da cultura. Outro intuito é contribuir com o bom direcionamento dos recursos disponíveis. “A ideia é que Macaé não seja reconhecida apenas como capital nacional do petróleo. Nosso desejo é ser referência também na cultura. E, para isso, precisamos elaborar com responsabilidade o Plano Municipal da Cultura alinhado com as diretrizes estadual e nacional”, ressaltou o secretário durante a conferência.


A Conferência que encerrou neste sábado (29) registrou  os seguintes eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura como Desenvolvimento Sustentável. Os interessados ainda podem participar com o preenchimento da ficha de inscrição no local do evento.


O encontro ainda debaterá sobre a avaliação da execução das metas do Plano Nacional de Cultura, a partir do monitoramento do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais, além de experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos Planos de Cultura.


O vice-presidente da FMC e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Paulo de Tarso, destacou que a conferência é um marco histórico para a cidade. “O poder público deve ser sempre o mediador, mas as proposições precisam partir dos diversos segmentos da sociedade que pensam políticas públicas para a cultura”, acrescentou.


A 3ª Conferência Nacional acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário