domingo, 9 de junho de 2013

Macaé: Posse da diretoria na Nova Aurora foi realizada em alto estílo




A posse festiva da centenária sociedade musical Nova Aurora foi realizada em alto estillo.  O evento que teve lugar no pátio da entidade na noite de ontem (9), contou com um expressivo número de autoridades e ilustres convidados. A abertura da solenidade aconteceu às 19 horas e vinte minutos, pelo novo presidente Hélio Marcio Rodrigues, que convidou o historiador e produtor musical, Rubinho Pereira para declamar um poema de autoria do  poeta macaense Alvaro Bastos. O saudoso poeta em vida, participou ao longo dos  anos,  várias vezes na diretoria da Nova Aurora, era considerado na entidade um grande baluarte e querido colaborador. Em seguida foi executado os hinos Nacional e o da cidade Macaé. 


  Em homenagem aos 200 anos de Macaé, foi apresentado pela  Banda Sinfônica Nova Aurora, o novo arranjo do Hino de Macaé, assinado pelo músico Bruno Py, que Hélio Marcio Rodriguesserá gravado nos dias 15 e 16 de junho.


  Na festiva noite o repertório do espetáculo foi composto por peças da década de 40 até os dias atuais, passando por Benny Goodman, Frank Sinatra, Beatles, Bon Jovi, Cold Play, com as trilhas do desenho Os Incríveis e do filme a Máskara do Zorro, destacando-se ainda canções brasileiras, como Mas que Nada, Maria, Maria e o  Samba do Avião. Lá nas alturas do Céu, quem deve estar em uma felicidade sem igual é o saudoso Mauro Rodrigues, que viu o sonho do querido neto, Hélio Marcio Rodrigues, torna em realidade.

Após um pequeno intervalo, foi realizada a posse da nova diretoria. Como parte da programação foi realizado um concerto da Banda Sinfônica Nova Aurora que também está festejando 140 anos da instituição, seguindo de concorrido coquetel sob as palmas do tradicional "parabéns pra você" em homenagem a aniversário da Nova Aurora.

Um dos mais expressivos patrimônios históricos do município, a Sociedade Musical Nova Aurora comemora os seus 140 anos de atividades, neste sábado, dia 8 de junho. Para festejar essa data tão importante para os macaenses, a nova diretoria da entidade realiza uma programação especial em sua sede.

Histórico da Nova Aurora

Fundada em 8 de Junho de 1873, a Sociedade Musical Nova Aurora se constitui num dos maiores patrimônios culturais de Macaé. Seu primeiro presidente foi o Sr. Manoel Guedes Junior. Em dezembro de 1882, em decorrência de uma crise social, alguns dos diretores deixaram a Nova Aurora e partiram para fundar a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Hoje, ambas trilham o mesmo caminho e vivem os mesmos sacrifícios em prol da sobrevivência das bandas de música de Macaé.

Sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho), a Nova Aurora foi a Bi-Campeã do nosso Estado, e, em nível Nacional, no programa apresentado para todo o país pela Rede Globo ela ultrapassou os limites de Macaé para se tornar a Banda de Musica do Rio de Janeiro.

A Sociedade Musical Nova Aurora atualmente é presidida pelo Hélio Rodrigues, que também é o maestro da Banda Sinfônica, sendo o principal responsável pela modernização da banda de música.

A Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora já se apresentou em varias cidades do Estado, inclusive na tradicional Sala Cecília Meirelles, e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, além de realizar concertos nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A CAPELA

A Capela de Santa Cecília, no interior da Sociedade, reforça o valor sócio cultural e religioso da sede. No passado, no aniversário da entidade, pela manhã, o Coral Santa Cecília, acompanhado pela banda, recolhia pelas ruas da cidade contribuições para a capela. Esse dia era finalizado com um baile no Salão Nobre da Sociedade, que deu origem a muitos casamentos. A Festa da padroeira dos músicos, Santa Cecília, em 22 de novembro, também era um marco no calendário cultural da época.


Atividades da Nova Aurora

Exibindo a sua trajetória de sucesso e seus premiados talentos, a Banda Sinfônica Nova Aurora se destaca no cenário artístico nacional, sob a batuta do Maestro Titular e presidente Hélio Rodrigues.

A Sociedade Musical Nova Aurora apresenta uma trajetória de atividades de amor a música, ao oferecer aulas de música gratuitas para a comunidade. Além de emprestar os instrumentos para os alunos, a entidade tem um leque de opções de estudo dos seguintes instrumentos: percussão sinfônica, trombone, trompete, trompa, tuba, clarineta, flauta transversa e saxofone.
Nova diretoria

A nova Diretoria da Sociedade Musical Nova Aurora está assim constituída: Presidente: Hélio Márcio Rodrigues;  Vice Presidente do Departamento Social: Maria Ignês Patrocínio; Vice Presidente do Departamento Musical: Juliano Nogueira; Vice Presidente do Departamento Irmandade Santa Cecília: Eunice Laje Rebelo; Orador: Luis Eduardo de Almeida Costa; 1º Secretário: Anamélia Silva Oliveira; 2º Secretário: Márcia Coutinho Estulano; 1º Tesoureito: Juliana Patrocínio Moreira Pinto; 2º Tesoureiro: Jeferson Coutinho Povôa; Diretor Cultural: José Arimatéia Leandro Rangel; Diretor Patrimonial: João Alves; Diretor de Relações Públicas: Anderson Barbosa Adolfo; Diretor da Capela: Marina de Souza Santos; Procurador: Juliana Patrocínio Moreira Pinto; Maestro: Hélio Márcio Rodrigues; Copista/Arquivista: Daniel Francisco de Paula Sodré Martins; Arquivista: Jeferson Coutinho Povôa; Fiscais: Allan Pinheiro e Azevedo; Adilson da Silva Thomaz.


Maria Ignês Patrocínio e Helinho Rodrigues

O produtor cultural, Rubinho Pereira, 
fez a abertura do evento declamando o
 soneto do saudoso Alvaro Bastos, que homenageou a 
SM Nova Aurora quando fez 100 anos. 
Vides as fotos:


Duas presenças simpáticas e  queridas no evento:  Tania Schueler e  Jane Ribeiro da Costa

"As Cigarras" prestigiaram a festa dos 140 anos da Nova Aurora
Mariucha Correa,  Helio Rodrigues e
 Sandra Wyat, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário