quarta-feira, 19 de junho de 2013

FESTA JUNINA


Festa do padroeira da cidade 

comemora 200 anos de Macaé


A tradicional festa pelo padroeiro de Macaé (São João Batista) será realizada entre os dias 19 (quarta-feira) e 24 (segunda-feira). Para isso, haverá diversas tendas com comidas típicas, shows católicos e populares, além de sorteio de automóvel Ford Ka (2013), moto Honda 125 (2013) e TV LCD 32’. A festa será realizada na Praça Veríssimo de Mello com total apoio da prefeitura.



Segundo o pároco da Igreja de São João Batista, Padre José Luiz, os principais objetivos da festa são angariar recursos para as atividades sociais da igreja como, por exemplo, o Recanto dos Idosos e a Fazenda da Esperança e propiciar ao povo macaense uma oportunidade de ter uma festa familiar.


- Também haverá referências aos 200 anos da cidade – pontua o sacerdote.


Ele disse ainda que a festa de São João Batista terá uma série de eventos interessantes. “Este ano, por iniciativa do prefeito Dr. Aluízio, as atividades de entretenimento serão realizadas na Praça Veríssimo de Mello. Haverá almoço no domingo (23) e na segunda-feira (24) e nos dias 22, 23 e 24 teremos shows sacros e populares”, avalia Padre José Luiz.


Programação

Dias 19, 20 e 21 – (Quarta Feira, Quinta Feira e Sexta Feira), Tríduo a São João Batista, dando início às comemorações do Padroeiro de Macaé;


Dia 22 – (Sábado), 17h: Santa Missa; 19h: Show com a Banda Ministério Kerigma e 21h: Show com Neguinho Oito Cordas e Grupo;


Dia 23 – (Domingo), 8h: Missa; 12h: Almoço (Churrasco); 17h: Missa; 19h: Show com Lita Lopes e Grupo Bosambando; 20h: Festival de Quadrilha, na quadra; 20h30: Show com Cantores de Deus. Haverá leilão de bovinos durante este dia;


Dia 24 – (Segunda-Feira), Alvorada com Banda do Forte Marechal Hermes; 8h: Missa; 12h: Almoço (Bobó de Camarão); 16h30: Procissão em Homenagem a São João Batista; 18h: Missa Campal; 20h: Show com Padre Juarez de Castro.

Ações Sociais

Com os fundos provenientes dessa festa, ações sociais da Igreja de São João Batista serão beneficiadas. Uma das ações sociais é o Recanto dos Idosos. Nesta casa de repouso há 23 idosos tratados pelas irmãs da Congregação das Carmelitas Filhas da Divina Providência.


O objetivo desse lar de convívio para idosos é dar às pessoas dessa faixa etária conforto material e espiritual. “Esses senhores e essas senhoras já fizeram tanto pela sociedade, já trabalharam pelos macaenses, e merecem apoio e atenção em momento que atingiram a terceira idade”, conta o Padre José Luiz.


Outra atividade de suma importância para a sociedade é a Fazenda da Esperança. Essa fazenda está presente em 62 cidades brasileiras e em 28 cidades fora do Brasil. O Padre José Luiz explica que ela visa dar aos dependentes químicos uma oportunidade para que deixem as drogas.



Para isso, há um tripé: oração diária (através de terços, missas, entre outras formas de se orar), convivência pacífica entre os internos e o trabalho.


Em Macaé, há atualmente 27 jovens, mas outros oito são esperados ainda em junho. “Eles ficam aqui por um ano e quando saem devem continuar participando na Igreja e no GEV (Grupo da Esperança Viva), porque só Deus pode nos curar de nossos males”, salienta o sacerdote.


Foto: Ana Chaffin

Nenhum comentário:

Postar um comentário