quarta-feira, 5 de junho de 2013

Iniciada a contagem regressiva para a Brasil Offshore


 

A Brasil Offshore começa dia 11 e irá até 14 de junho, com atividades das 14 às 22 horas. O grande diferencial deste ano é o credenciamento online gratuito para a participação na conferência internacional. A organização do evento confirma um aumento de 10% da feira em relação à edição de 2011, quando estiveram presentes mais de 52 mil profissionais e 700 expositores, sendo 155 internacionais.

 
 - Estamos preparando o Centro de Convenções para que a Brasil Offshore seja o grande ambiente de negócios e de conhecimento na área do petróleo e gás. A grande vocação de Macaé está na indústria do petróleo, que é a principal responsável pelo crescimento da economia do município nas últimas décadas. Hoje Macaé é a principal cidade do petróleo no país e, devido à sua localização privilegiada, terá um importante papel na logística do pré-sal. Entendemos que, para garantir a expansão e a sustentabilidade dessa atividade, é preciso que a cidade apresente um salto em sua infraestrutura. Por isso, estamos preparando uma série de investimentos estruturantes, como o arco viário, para que Macaé apresente todas as condições para permanecer como base da indústria petrolífera, e além de desenvolvimento econômico, impulsione o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população – destacou o prefeito Dr. Aluízio.
 
 

Todas as entidades do setor de petróleo e gás envolvidas no evento vão participar da coletiva à imprensa no IBP. Até a Brasil Offshore haverá um outro encontro similar em Macaé. De acordo com o novo governo municipal, a Brasil Offshore traz importantes ganhos ao município e ratifica a importância de Macaé no cenário da indústria do petróleo mundial. O município está no epicentro das principais bacias produtoras de petróleo do país – as três bacias de geológicas do sudeste: Espírito Santo, Campos e Santos – responsáveis por mais de 90% da produção nacional.
 
 

Em Macaé está localizada a principal base logística de exploração e produção da Petrobras, atraindo consigo toda uma gama de empresas que integram a cadeia produtiva do segmento.
 
 

Segundo o atual plano de negócios e gestão da Petrobras, a produção da estatal irá mais que duplicar nos próximos sete anos, aumentando a demanda da indústria no país. Dentro deste grande plano, que considera um crescimento fantástico da produção na camada pré-sal, está previsto o aproveitamento do gás associado, através de gasodutos para o continente. O principal gasoduto que trará o gás do polo pré-sal da Bacia de Santos, com cerca de 350 km de extensão terá como destino final o terminal de Cabiúnas, em Macaé. Na ocasião o terminal de Cabiúnas terá a capacidade de processar ampliada para mais de 40 milhões de metros cúbicos por dia. 
 
 

Para atender às demandas de infraestrutura que virão com o crescimento da atividade petrolífera, a atual gestão do município está consolidando um planejamento estratégico, que será apresentado à população, em breve, através de um master plan, no qual será detalhado os principais projetos e empreendimentos de infraestrutura.
 

Diferencial

O grande diferencial desta sétima edição da feira e conferência internacional é o credenciamento gratuito para a conferência por meio do site (www.brasiloffshore.com). Nos anos anteriores, o custo para a participação nos três dias de conferência era de aproximadamente R$ 2 mil. Esse modelo de acesso livre foi sugerido pelos organizadores da conferência: SPE, IBP e Petrobras, tomando como referência a Offshore Europe, evento semelhante que acontece em Aberdeen, na Escócia.
 
 

Por isso, é esperada uma maior participação dos profissionais, o que favorecerá as trocas de conhecimentos. Os interessados em participar devem fazer o cadastramento gratuito, através do site da feira, o quanto antes, pois, as inscrições no local do evento serão pagas.
 
 

Além da conferência e da feira, o evento promove também uma rodada de negócios, em parceria com o Sebrae e com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), com o objetivo de promover a inserção de micro e pequenas empresas na cadeia produtiva da indústria de petróleo. Escolas técnicas e universidades que se credenciarem também poderão participar do evento, com estudantes maiores de 16 anos.
 

Conferência

Os profissionais mais especializados do mundo no segmento de exploração e produção de petróleo estarão participando da conferência internacional, cujo grande tema será a integridade dos sistemas de produção offshore. O tema da conferência irá abranger as tecnologias de poços submarinos no primeiro dia. No segundo, o foco será os processos de subsea, atividades de engenharia submarina, que consideram a interligação dos poços às plataformas. O topside, referente às instalações na superfície das plataformas, será abordado no terceiro dia e último dia da conferência.
 

Turismo de negócio

As vagas nos hotéis já estão praticamente esgotadas para os dias da feira, o que aumenta a expectativa dos organizadores para o sucesso do evento. Macaé possui o segundo maior parque hoteleiro do estado, ficando atrás, somente, da capital, cujo foco principal é o turismo de negócios. Para facilitar o acesso aos visitantes, alguns dos principais hotéis da cidade estão cadastrados no site da Brasil Offshore. Muitas delegações estrangeiras já estão confirmadas. Em 2011, 38 estiveram presentes, como a da Polônia, Áustria, Dinamarca, Espanha, Áustria, Bélgica, Canadá e Irlanda.
 
 

Macaé Centro

Obras de manutenção do Macaé Centro preparam o local para acolher a Brasil Offshore e dar aos participantes total segurança e conforto. A empresa responsável pelo serviço de manutenção foi a mesma que construiu o pavilhão, há dez anos. Além disso, o trabalho foi acompanhado por uma consultoria de engenharia especializada em estruturas metálicas e pela equipe de engenharia da Defesa Civil do município. O espaço recebeu ainda a ampliação do sistema de esgoto, com a inclusão de novas bombas e aumento da capacidade de capitação para atender ao aumento esperado de público.
 
 

Mobilidade

Para minimizar o impacto no trânsito gerado pelo deslocamento de visitantes à Brasil Offshore, o município estará incentivando o uso do transporte coletivo pelos participantes. Além das empresas que costumam colocar ônibus e vans a disposição de seus funcionários, a organização do evento também irá disponibilizar ônibus executivos gratuitos para os participantes, previamente credenciados, em pontos próximos dos hotéis oficiais, assim como nos bairros Novo Cavaleiros e Imboassica, onde há maior concentração de indústrias. Somam-se a isso ônibus extras nas linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que passam pelo Macaé Centro. A Secretaria de Mobilidade Urbana também incrementará a sinalização de trânsito no percurso de acesso à Brasil Offshore. A prefeitura divulgará em breve o Plano de Mobilidade preparado para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário