quarta-feira, 28 de maio de 2014


Plano Ambiental do Farol-Barra do Furado no Green Meeting

O Norte Fluminense está presente no XIII Encontro Verde das Américas. Uma Comissão Representativa do Grupo de Trabalho do Plano Básico Ambiental do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado participa do evento. O PBA foi escolhido pela complexidade técnica e pelo fato das condicionantes impostas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) serem cumpridas de forma harmoniosa pelos dois municípios: Campos e Quissamã. Os membros do GT PBA Farol-Barra interagem com os palestrantes e técnicos de outros municípios do Brasil e de outros países. Na manhã desta terça-feira (27), houve atraso no início do evento devido ao nevoeiro que fechou o Aeroporto Juscelino Kubitschek. 

Nesta quarta-feira (28), a fiscal do Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente de Campos, Patrícia Fantinatti, será uma das palestrantes, com a abordagem sobre as ações do PBA, um passo importante para o desenvolvimento regional. Patrícia destacará as ações do Programa de Apoio às Comunidades, Gestão, Comunicação e Monitoramento Ambiental.

Participam dos debates nesta terça-feira (27) o Embaixador da Dinamarca, Svend Roed Neielsen, mestre em Ciências Políticas, ex-subsecretário para Política de Comércio Internacional e Relações Bilaterais, ex-embaixador na Estônia e no Canadá. Ele abordou o tema Sustentabilidade Energética na Dinamarca. Os demais debatedores da manhã foram José Renato Rosemberg, coordenador do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e o adido da Embaixada do México, Julio César Martins, que fez ampla abordagem sobre as políticas públicas do governo mexicano para a gestão da água, energia e ações para minimizar os efeitos das variações climáticas.

Dentre os palestrantes da parte da tarde estão o Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Danilo Vieira Junior, que falou sobre a política estadual de proteção e conservação do meio ambiente e do gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais; o Embaixador da Espanha, Manuel de La Câmara Hermoso que falará sobre “Sustentabilidade Energética na Espanha – O pilar do desenvolvimento em consonância com as diretrizes da União Européia”; Jonas Marins de Aguiar, prefeito de Barra Mansa, que apresentou as políticas públicas para preservação e recuperação de nascentes, com o tema “ Produção de Águas e Recuperação de Nascentes – Plantio de espécies da Mata Atlântica”. O plantio de árvores nativas nas nascentes na Bacia do Rio Paraíba do Sul tem resultado surpreendente, com aumento do volume de água das nascentes ao triplo. 

A pesquisadora e subsecretária de Políticas Ambientais do Distrito Federal,  Maria Sílvia Rossi, doutora pela Universidade Paris VII, especialista em gestão de inovação e gestão de riscos, abordou o tema “As ações ambientais no Distrito Federal no contexto da sustentabilidade global”. Ela falou das dificuldades para destinação do esgoto de Brasília, que tem mais de 2,5 milhões de habitantes.
Por: Jualmir Delfino - Foto: Divulgação -  28/05/2014 09:17:04

Nenhum comentário:

Postar um comentário