sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aluizio cumpre promessa: Tratamento Oncológico em Macaé começa segunda-feira






  Macaé dar um grande passo na área de saúde pública e  mais um compromisso de campanha é cumprindo pelo prefeito Aluizio Jr.(foto) A partir de segunda-feira (2) os pacientes com câncer de Macaé que ainda não são assistidos em outros centros poderão contar com os serviços do Centro de Tratamento Oncológico. O local funcionará em espaço reformado no Hospital São João Batista e oferecerá tratamento de quimioterapia e acompanhamento. A ação acontece em parceria com a Fundação do Câncer, cujo convênio com o município foi assinado nesta quarta-feira (28) e prevê a cooperação técnica para gestão e diretrizes de implantação do centro.

 “A Fundação do Câncer tem a expertise do atendimento oncológico no Brasil inteiro e vai possibilitar a Macaé oferecer de fato o tratamento oncológico a sua população. Ter ao nosso lado essa entidade, que é uma das grandes fomentadoras do tratamento de câncer no país, demonstra nosso compromisso em buscar um atendimento de excelência para a população. Daremos início a esse trabalho agora em setembro e o tratamento oncológico será um dos grandes presentes para Macaé na celebração de seus 200 anos”, declarou o prefeito.


De acordo com o secretário de Saúde, Flávio Antunes, este é o primeiro passo do governo municipal que pretende, para os próximos anos, que a cidade se torne referência em prevenção e tratamento do câncer. "Inicialmente serão atendidos os casos de câncer de mama, do aparelho digestivo, ginecológicos e alguns casos de pulmão. Mas o compromisso do governo municipal é ampliar esse atendimento e aos poucos vamos oferecendo melhores condições a esses pacientes", informou o secretário.


Para receber atendimento é necessário que o paciente com diagnóstico positivo vá ao Centro de Controle e Avaliação (Rua Benedito Peixoto, 10, Centro). No local será feita entrevista com assistente social do setor de Regulação e Oncologia e encaminhamento ao ambulatório de triagem para atendimento e avaliação do médico especialista que irá indicar o tratamento adequado. A partir daí, os casos indicados serão recebidos pelo Centro de Tratamento Oncológico.


Fundação do Câncer contribuirá para excelência no atendimento em Macaé


Principal parceira do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em ações de pesquisa, ensino, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos, a Fundação do Câncer auxiliará a prefeitura na organização da assistência oncológica municipal, na instituição do tratamento quimioterápico e nas discussões para a implantação do Hospital do Câncer em Macaé.


“O convênio com Macaé é importante, pois acontece dentro do propósito da Fundação de difundir e descentralizar a qualidade do atendimento oncológico para que a população como um todo possa ter acesso a um tratamento de excelência. Vamos trazer para a cidade todo o conhecimento que desenvolvemos e acumulamos nesses 22 anos de experiência e que, hoje, nos coloca como referência em todo o país”, afirmou o consultor médico da Fundação do Câncer, Carlos Frederico Lima.


A conquista do apoio da Fundação do Câncer faz parte de uma série de medidas que a prefeitura está realizando para garantir o tratamento oncológico no município, como a articulação para a cooperação técnica com o Ministério da Saúde, a solicitação do credenciamento do Hospital São João Batista no Ministério da Saúde para o atendimento de alta complexidade na área, além de propostas como melhorar as condições de transporte de pacientes que precisam se deslocar para os centros de referência do estado, aquisições de insumos, aumento do efetivo de profissionais especializados e a implantação do programa de Atenção Farmacêutica Oncológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário