sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mês do folclore é marcado por contação de lendas macaenses



Foto: Erica Ferreira 
 
Lendas macaenses, contos e mitos fazem parte das programações das escolas municipais em agosto, que é marcado pelo Dia do Folclore, cuja data alusiva é nesta quinta-feira (22). O grupo HistoriArte, composto por sete contadores de história da rede municipal de ensino, percorre durante todo o mês as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental levando histórias recheadas de imaginação, mistério e crenças.


Até o final deste mês, o HistoriArte vai seguir um cronograma específico nas unidades municipais. Nesta sexta-feira (23) será a vez do Colégio Municipal Alvarez Parada. Já na segunda-feira (26), o grupo visitará o Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola. Na terça-feira (27), a alegria se estende para o mesmo colégio e também às unidades municipais Generino Teotônio de Luna e de Educação Infantil Maria das Dores.

Por ter um número expressivo de alunos, o grupo voltará ao Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola na quarta-feira (28). Na quinta-feira (29), a alegria do HistoriArte promete contagiar novamente as unidades municipais Neusa Goulart Brizola e Teotônio Ferreira de Luna. Na sexta-feira (30), o grupo voltará ao Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola.

Além do grupo HistoriArte, os professores do Ensino Fundamental estão trabalhando o tema “ Folclore” através de pesquisas e projetos em grupo. Além disso, algumas unidades municipais decidiram por escolher este mês para realizar as festas culturais folclóricas. Durante as programações, são realizadas apresentações culturais com cantigas, poesias, produção de painéis e musicalidade, enfatizando as lendas populares.

Para muitas escolas, as festas culturais também servirão para culminância de projetos. O objetivo é atrair a comunidade escolar com manifestações artísticas diversas.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, as programações não só enaltecem a cultura, mas servem de elo com a comunidade escolar: “Os alunos ficam empenhados com a realização de eventos culturais. Com isso, o processo ensino-aprendizagem se torna mais dinâmico. Além disso, esta também é mais uma maneira de integrar as famílias dos estudantes, a comunidade e a escola”, comentou.

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. A data é considerada uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário