quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Opinião: Sincero desabafo em nome da moralidade





A estimada jornalista Claudia Massad  - foto acima -  nos presentei nesta friorenta noite de quarta feira, por meio das redes sociais,  extraordinário artigo  sobre fatos importantes da atualidade. A querida Claudia com um estilo próprio, sincero e independente de fazer jornalismo, não faz por menos, no finalzinho de sua crônica, sem cerimônia transmite com  contundência o que muitos dos nossos "caros colegas" gostariam de escrever.  "...Precisamos de pessoas, precisamos de gente comprometida com a ética e não com partidos políticos e com o dinheiro...". Recomendamos a leitura do artigo da fabulosa Claudia, dizendo que tais escritos fossem de nossa autoria, certamente colocaria o seguinte título: "Sincero desabafo em nome da moralidade". Leiam.

"Apesar de ser jornalista há mais de 25 anos em Macaé e até porque sou jornalista concursada da Câmara Municipal de Macaé e esclareço sem assessoria e sem apoiar nenhum vereador, tenho evitado me colocar por aqui, isso não quer dizer que parei de pensar, não quero entrar em polêmicas neste momento, mas vamos refletir um pouco juntos?

Alguns são contra os médicos cubanos clinicarem no Brasil porque afirmam que eles vão ser mandados para os currais eleitorais do interior; outros são contra simplesmente porque são contra tudo que o PT faz; outros são contra porque alegam que os médicos cubanos não têm competência para clinicar no Brasil; outros ainda porque acreditam que eles vão tirar emprego/trabalho dos médicos brasileiros e tem até quem é contra porque os médicos cubanos são feios (sic).

E
u sou a favor da vinda de médicos, psicólogos, assistentes sociais, jornalistas, empregadas domésticas, professores e outros profissionais, porque talvez assim os profissionais brasileiros comecem a agir com mais humanidade, com mais responsabilidade, com mais paixão e com mais tesão no que fazem.

Apesar de jornalista não tenho partido, não sou a favor nem contra PT, PMDB, PSL, PPS, PR, PV, PC do B ou outra sigla qualquer, SOU A FAVOR OU CONTRA ATITUDES.

Macaé teve e está tendo um crescimento populacional enorme e a maioria de seus profissionais age como se estivesse nos fazendo um favor em nos atender, desde o atendente de uma loja, ao médico e as autoridades nos tratam como se fossemos ignorantes e estivessem nos fazendo um favor ao nos atender, ao nos vender algo e ao nos dar uma informação.

Algo está ocorrendo de muito errado para que os profissionais brasileiros e lógico de Macaé, acreditem que o correto é tratar a todos os seus não conhecidos com arrogância, altivez, indiferença e insensibilidade. É preciso mudar essas atitudes da maioria dos profissionais (leia-se pessoas).

E eu me pergunto se os médicos de Cuba, ou dos EUA, ou da Índia, ou do Oriente Médico ou de qualquer lugar forem mais humanos, mais assertivos, mais sensíveis não fará com que os profissionais brasileiros se humanizem? Comecem a olhar para seus pacientes não como números e sim como pessoas, pessoas que na hora da doença se sentem fragilizados e que precisam de profissionais com mais tempo, com mais disponibilidade de realmente atender e cuidar do doente? Utopia? pode ser, mas sonhar e acreditar é preciso.

S
ou a favor de abrirmos nosso mercado profissional para que venham, venham todos, venham ensinar que arrogância, ego nas alturas, insensibilidade, corrupção, altivez e orgulho está fora de moda.

Queremos pessoas íntegras e não pessoas que vem para páginas das redes sociais para atacar adversários políticos, descobrindo sempre erros e defeitos em quaisquer atos dos seus adversários políticos, muitas dessas pessoas que atacam agora estiveram no poder e agiram de forma arrogante e inescrupulosa; queremos pessoas honestas e verdadeiras e não pessoas que atacam pelos seus jornais autoridades que não pagaram para serem idolatradas e terem seus erros escondidos; queremos pessoas empenhadas com a moral e não pessoas que saem pelas ruas em passeata com bandeiras mentirosas, mas que no fundo estão apoiando candidatos e partidos políticos; queremos profissionais humanizados sejam eles cubanos, indianos, ingleses e até mesmo brasileiros.

C
onhecemos os médicos que ganhavam, mas só iam ao Hospital Público de Macaé passar visitas aos doentes, hoje está sendo exigido que cumpram o horário de seus plantões, ninguém fala sobre isso. Conhecemos os desmandos do antigo governo, mas ninguém toca no assunto.

Estamos cansados, cansados de ler e de escutar pseudo-pessoas honestas falando e escrevendo mentiras somente para terem benefícios econômicos, para terem ganhos pessoais e para parecer que são politicamente corretos, mas que no dia a dia agem de forma diferente do que pregam.

Precisamos de pessoas, precisamos de gente comprometida com a ética e não com partidos políticos e com o dinheiro. O Brasil exige profissionais/pessoas de caráter, de princípios, decentes, mais envolvidas com a ética e com a moral. Estamos cansados e por mais que preferimos nos calar, porque cansados de falar, de escrever e de verificarmos que nada muda, porque as pessoas não mudam, não paramos de pensar. Queremos pessoas de verdade, queremos pessoas humanas. Chega de mentiras e de demagogia barata. 
 
Cláudia Massad
 
 
(Transcrito do blog GAZETA DO LITORAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário