quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ompetro: Dr. Aluízio defende discussão acerca da sustentabilidade dos municípios





Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no município de Carapebus, mais uma reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). O Prefeito Dr. Aluízio esteve presente ao lado do anfitrião do evento, o Prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, e de representantes dos municípios de Campos, Quissamã, São João da Barra, Casimiro de Abreu e Cabo Frio.


O projeto aprovado na semana passado pelo congresso, que destina 75% do total dos royalties do petróleo para a área da educação e outros 25% para a saúde referentes aos novos contratos do pré-sal, esteve entre as principais pautas do encontro, já que a decisão afeta diretamente as cidades que integram a organização.

Contudo, o Prefeito Dr. Aluízio ressaltou a importância de uma nova linha de discussão da Ompetro com relação ao futuro econômico da região. “Não podemos mais ficar discutindo somente a questão do petróleo, pois ele é um recurso finito e disso todos já sabemos desde o início da sua exploração. O que temos que fazer é discutir novas formas de economia para a região se tornar sustentável a longo prazo, para que não sejamos eternamente dependentes do petróleo”, comentou.

“Precisamos saber o que fazer quando o petróleo acabar e por este motivo, a Ompetro precisa rever o seu discurso interno e redimensionar seu papel na região. É preciso saber até onde podemos discutir a questão da produção de petróleo e criar formas de conversar mais com a sociedade, com o Governo e com a indústria local. Sugiro que haja a participação de membros de entidades representantes das indústrias e empresas da região durante os encontros da Ompetro para buscarmos novos caminhos para a sustentabilidade”, completou Dr. Aluízio.

Para o Prefeito de Carapebus, Amaro Fernandes, a declaração de Dr. Aluízio deve ser o pensamento compartilhado por todos da Ompetro:

“A Ompetro precisa ganhar força e se fazer cada vez mais representada e, para isso, precisamos nos aproximar cada vez mais da sociedade e das empresas da região, assim como os próprios prefeitos também precisam se aproximar para irem em busca de melhorias para a região. Acredito que trabalhando desta maneira, estaremos no caminho certo”, declarou.

Durante a reunião também foi aprovada a criação de um Grupo Executivo de Trabalho que deve realizar reuniões mensais para a elaboração de um plano de ação para o desenvolvimento sustentável dos municípios, que deverá ser formado por técnicos das prefeituras integrantes da Ompetro.

Ações realizadas pela organização também foram apresentadas, como a visita de membros da Ompetro a nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) após a liminar concedida pela ministra Carmem Lúcia em março deste ano, que suspendeu os efeitos da Lei 12.734/2012, que visam novas regras de distribuição dos royalties do petróleo. Na ocasião, um grupo de representantes da região entregou um material informativo sobre a utilização dos recursos feita pelos municípios a cada um dos ministros.

Diante da colocação de Dr. Aluízio durante a reunião, os representantes da organização decidiram realizar o próximo encontro da Ompetro em Macaé, com a presença de membros de entidades como a Federação das Indústrias do Rio (Firjan), IADC (Associação Internacional de Empresas de Perfuração) e demais associações ligadas à área da indústria. A próxima reunião deve acontecer no início do próximo mês de outubro, com local e hora a serem confirmados. 
 
 
Fotos Relacionadas: Flávio Sardou

A

Nenhum comentário:

Postar um comentário