sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dia do soldado: Estudantes visitam Forte Marechal Hermes



 

O dia do soldado que será comemorado no próximo domingo, em Macaé haverá várias comemorações alusiva a data.  Centenas de estudantes irão conhecer o Forte de Marechal Hermes,  um pouco mais do trabalho dos militares e sobre a história da cidade. Na visitação  consta  partidas de futebol society dos soldados, uma disputa entre quatro times em  homenagem ao Duque de Caxias. Do futebol, os alunos vão em direção ao forte e outras instalações do quartel.


 UM POUCO DE HISTÓRIA
O antigo Forte Marechal Hermes foi construído no final do Século XIX pela nascente República, na ponta entre as praias e enseadas de Imbetiba e das Conchas, em Macaé, próximo ao local onde no Século XVII se erguera o Forte Colonial de Santo Antônio de Monte Frio.

A primitiva fortificação, erguida a partir de 1613 na Enseada das Conchas, frente à Ilha de Santana, por ordem do Capitão-mor da Capitania de Cabo Frio, Constantino de Menelau, no início do Século XVIII, havia sido restaurada e artilhada com cinco peças, por ordem de Francisco de Castro Morais. Sofreu reparos sob o governo do Vice-rei Conde da Cunha (1763-67), passando a contar com sete peças, até ser desarmada durante o Segundo Império, 1859, por determinação ministerial. No ano de 1900, as obras do novo forte, de formato octogonal, ainda não estavam concluídas, sendo inauguradas apenas em 15 de abril de 1910. No ano seguinte, seria denominado como Forte Marechal Hermes. Foi considerado fora de serviço em 1954.

 As visitas ao Forte Marechal Hermes podem ser agendadas pelos telefones: (22) 2772-5568 ou 2772-7713, de 9h às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário