domingo, 11 de agosto de 2013

Prefeito assina convênio com a Caixa para impulsionar a economia da cidade




O programa da Prefeitura de Macaé é em parceria com a Caixa Econômica Federal. 
 
As duas novas máquinas de costura prestes a serem compradas prometem fazer diferença na vida de dona Gildete Ramos Ragoso da Costa. Costureira em um pequeno ateliê em sua casa, onde realiza consertos de peças e produz vestidos de casamento, ela faz planos de aumentar a produção e até contratar um funcionário. O que era um sonho sem prazo para se realizar, começou a se concretizar nesta sexta-feira (09), quando dona Gildete se tornou a primeira microempresária da cidade a assinar o contrato de Microcrédito Produtivo Orientado, programa da Prefeitura de Macaé em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) que abre linha de crédito para que os pequenos empreendedores possam investir e desenvolver os seus negócios.


A cerimônia foi realizada no lançamento do programa, que contou com a assinatura do convênio de Operacionalização na Concessão de Microcrédito entre a Prefeitura e Caixa Econômica, que oferece o serviço em diversas cidades do país.

Assinado pelo Prefeito Dr. Aluízio, o convênio visa oferecer de forma facilitada e desburocratizada o acesso dos donos de pequenos empreendimentos a recursos para impulsionar seus negócios com a orientação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec).

“Esse programa tem por fim valorizar a população de Macaé, principalmente aquela população que tem como expectativa conseguir melhores condições de trabalho e renda. Todo mundo tem um projeto de vida e quando a gente pode auxiliar esse projeto, fazendo com que ele vire realidade, a gente cumpre uma função importante do poder público”, destacou o Prefeito.

A linha de crédito disponibilizada para os microempreendedores será de até R$ 4 mil para a primeira vez que o microempreendedor realizar a solicitação. Os juros serão de até 5% ao ano e o pagamento poderá ser feito em até 12 vezes, sendo a primeira parcela no mês seguinte à liberação do crédito.

Os microempresários que solicitarem o recurso terão o acompanhamento de funcionários do Fumdec treinados pela Caixa Econômica para oferecer orientação sobre a aplicação do investimento de acordo com a necessidade de cada negócio. A partir da análise inicial, as informações serão enviadas para a Caixa Econômica, e, se aprovado, o solicitante deverá receber o contrato em até 48h. Após a disponibilização dos recursos, os funcionários do Fumdec continuarão a oferecer orientações aos contemplados.

Os interessados em solicitar a linha de crédito podem procurar a sede do Fumdec, que fica na Avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, ou se inscrever pelo site do Fundo: http://www.fumdecmacae.rj.gov.br.

Segundo o Presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, seis novas solicitações de microcrédito já estão em análise e deverão ser concedidos na próxima semana.

“Oferecer oportunidades de crescimento ao microempreendedor é um diferencial que buscamos sob a orientação do Prefeito, que deixou claro no início de nosso trabalho que a prioridade do Fundo seria a de fomentar a atividade do microempreendedor. Esse é apenas o começo do nosso trabalho, que queremos ampliar ainda mais”, disse.

Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Norte Fluminense, Marcele Sardinha ressaltou a importância do microcrédito para o desenvolvimento do município. Para ela, os recursos ajudarão a impulsionar a economia do município.

“Destaco a visão empreendedora da Prefeitura em nos procurar para firmar esse convênio identificando a oportunidade que o microcrédito traz para o município, desenvolvendo os negócios, formalizando os empreendimentos e trazendo mais emprego, mais renda, mais consumo e mais riqueza para todo o município”, enfatizou.

Para Dona Gildete, a oportunidade de ampliar seu negócio é acompanhada da expectativa de uma vida melhor para sua família e de mais qualidade para seu trabalho.

“Vou comprar duas máquinas de costura para melhorar o trabalho, fazer mais tipos de peças. Com esse investimento, vou poder aumentar minha produção e até divulgar mais a lojinha. Penso até em aumentar mais gente e contratar um funcionário. Hoje sou eu sozinha, mas no futuro, quem sabe não vou ter uma confecção de verdade?”, assinalou.

Finalizando seu discurso durante o evento, Dr. Aluízio afirmou que são oportunidades como essa que a Prefeitura busca desenvolver por meio do microcrédito.

“Tudo o que o poder público transfere nesse microcrédito é respeito. É oportunidade de uma vida melhor. Que cada um desses pequenos empreendedores possam crescer dentro dos preceitos eles mesmos que nos ensinam todos os dias, que são os de dignidade, de trabalho, de honra. Que a partir de agora, Macaé possa celebrar o microcrédito levando oportunidade de desenvolvimento para os grandes microempreendedores dessa cidade.”

Fotos Relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário