sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Quissamã realiza II Conferência Municipal de Cultura


Foto: Adilson dos SantosCom o tema “Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, a II Conferência Municipal de Quissamã foi aberta na noite de quinta-feira (8), no Centro Cultural Sobradinho. O prefeito Octávio Carneiro, acompanhado da primeira dama D. Hermínia, compareceu à cerimônia de abertura. Na oportunidade, o chefe do Executivo formou a mesa diretora com a secretária de Governo, Ana Alice de Barcelos, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Batista, o representante regional do Ministério da Cultura, Fábio Lima, os membros do IPHAN, Clara Paulino e Cássio Murilo, a palestrante da Fundação Casa Rui Barbosa, Ana Lígia Medeiros, a representante do Museu do Folclore, Elizabeth Costa e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Oscar Luiz Chagas.

“O objetivo da Conferência é unir pensamentos e vontades com a sociedade civil, poder público e organizações culturais, para que ocorram propostas de desenvolvimento do tema, que serão levadas à etapa estadual e posteriormente à nacional”, avaliou Oscar Luiz Chagas.

Após os pronunciamentos iniciais foi exibido, oficialmente, o documentário “O Gancho”, resultado de parceria do IPHAM com o IFF Quissamã e a Fundação de Cultura. O projeto de salvaguarda da Companhia Engenho Central de Quissamã foi produzido por alunos do IFF Campus Quissamã, com apoio dos alunos do colégio Visconde de Quissamã. O documentário contou com coordenação geral de Manuela Castilho, orientação audiovisual de Fernando Quintela e Alexandre Arakawa e edição de Fernando Quintela.


O representante regional do Ministério da Cultura e palestrante, Fábio Lima, também comentou a realização do evento.

“A Conferência existe em virtude da vontade da sociedade organizada. A cultura precisa ser encarada como o eixo central de desenvolvimento”, enfatizou Lima.

A Conferência segue hoje (9) com leitura do Regimento Interno, palestras, apresentações, formações de grupos de trabalhos e êxitos temáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário