sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Solar dos Mellos comemora Dia Nacional do Patrimônio Histórico




Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado neste sábado (17), diversas ações acontecem em todo país. No município, a data será lembrada com atividades no Solar dos Mellos (Museu de Macaé).


A ideia é abrir o espaço, que começa a funcionar também aos sábados, para promover a Educação Patrimonial. O objetivo é realizar um trabalho integrado com a comunidade em defesa permanente do patrimônio, das artes e da cultura.

Nos três próximos sábados (17, 24 e 31), das 9h às 13h, os visitantes poderão prestigiar as obras do artista plástico Marcelo Vitielo, que realizará um trabalho de interação com o público infantil. A exposição está no Solar desde julho e poderá permanecer até o final de outubro.

De acordo com a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, os museus são espaços que precisam dialogar com a comunidade. “Eles são fontes que proporcionam melhor qualidade de vida para os que têm sede de arte, cultura e história”, ressaltou.

A data de 17 de agosto foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico em função do nascimento do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

As ações estabelecidas entre o IPHAN (Escritório Técnico Região dos Lagos) e a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico em 2013 têm o objetivo de implementar um equipamento público voltado à memória ferroviária, valorizando espaços como a estação de Glicério, que já está recebendo as ações.

O Solar dos Mellos propõe encontros, pesquisas, exposições e eventos culturais por meio do projeto “Cultura de Quinta” e visitas guiadas.

Os agendamentos para visitas ao espaço podem ser feitos pelo telefone (22) 2763-2396. O Solar funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, na Rua Conde de Araruama, 248, Centro e agora também aos sábados, de 9 às 13 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário