sábado, 1 de junho de 2013

Solar dos Mellos recebe Imagens do ex-prefeito Antônio Curvelo Benjamin




Resgatar a memória do município é um dos principais objetivos do projeto
Resgatar a memória do município é um dos principais objetivos do projeto “Nossa história, nossa gente, nosso maior patrimônio”. E para contribuir com os 200 anos do município, que será comemorado em 29 de julho, a família do ex-prefeito Antônio Curvelo Benjamin, gestor nas décadas de 50, 60 e 70, fez a doação de aproximadamente 200 fotos para o Solar dos Mellos – Museu de Macaé.


De acordo com a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, as imagens serão digitalizadas e irão fazer parte do Fundo do museu, onde qualquer interessado pode consultar posteriormente. “A ideia é que as pessoas tenham conhecimento desse projeto e comecem a contribuir com a educação patrimonial. É necessário que você se reconheça como cidadão e, assim, enriqueça a história da cidade com essas doações”, acrescenta.




O neto do ex-prefeito, Alexandre Benjamin, afirmou que a iniciativa tem a proposta de disponibilizar o material para domínio público e, com isso, partilhar a trajetória política do seu avô. “Tudo começou quando tive acesso às fotos e com esse momento de Macaé 200 anos, percebi a importância de contribuir com a memória do município”, destaca Alexandre.


Antônio Curvelo Benjamin também foi vereador na década de 50 e deputado estadual em 1961. Em Macaé, viveu no bairro Imbetiba, onde estavam diversas caixas com suas fotografias. “Macaé tem uma história muito maior que a famosa cidade do petróleo. E para os macaenses de nascimento ou de coração, esse material proporciona um acesso à história da cidade”, ressalta Alexandre
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário