segunda-feira, 28 de outubro de 2013

1ª Audiência Pública de Turismo de Macaé será realizada na próxima quinta-feira

Vereador Carlos Emir

A pedido do Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB), a Câmara Municipal de Macaé  realizará a 1ª Audiência Pública de Turismo no dia 31 de outubro, às 18h30. O vereador Carlos Emir Júnior, que aposta na diversificação econômica, vai presidir o encontro. 

O pleito foi aprovado recentemente no legislativo da cidade, foi apresentado   pelo vereador, tem como objetivo colocar a instituição Macaé CVB, à disposição de um trabalho em conjunto com a Prefeitura Municipal de Macaé, como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da atividade turística no município, gestão do centro de convenções Jornalista Roberto Marinho e principalmente no que diz respeito à forma de governança, ao aproveitamento dos recursos financeiros e aos instrumentos comprovadamente mais eficazes para a promoção e divulgação dos atrativos naturais e da infraestrutura de eventos.

De acordo com o presidente da instituição de negócios em turismo, Leonardo Anderson, a região de Macaé já atingiu níveis de qualidade e excelência no setor do Petróleo e Gás, com reconhecimento nacional e internacional, mas, é necessário abrir novas perspectivas para o desenvolvimento do município, para que ele não fique dependente desse setor indefinidamente. Desse modo, o turismo apresenta-se como uma excelente oportunidade.

“A intenção é levantar a importância do turismo para o município e de provocar uma inquietude a respeito do potencial turístico existente e das ações que hoje são e deverão ser feitas no setor. O Macaé Convention Bureau solicitou ao vereador Carlos Emir Junior uma audiência pública sobre turismo, o qual com muito carinho entendeu a importância que o turismo tem em nossa cidade e propôs em plenária na Câmara Municipal de Macaé a realização da primeira audiência pública sobre turismo, a qual foi aprovada pelos presentes”, ressaltou o presidente.

“Traçando um raio X de Macaé, iremos ver que hoje temos nos meios de hospedagem o segundo maior parque hoteleiro do estado do Rio de Janeiro, o primeiro polo gastronômico do interior, o terceiro maior Centro de Convenções do interior do estado, além de atrativos turísticos que apresentam um alto potencial cultural e natural. Porém, a população ainda não reconhece o turismo como uma atividade propulsora e capaz de espraiar o desenvolvimento econômico para toda a cidade. Por essa razão, o município ainda se coloca em uma fase de “Envolvimento” para uma em “Desenvolvimento”. Possuir equipamentos turísticos como meios de hospedagem e restaurantes é fundamental para o setor. Porém, se faz necessário também, que a população tenha um novo olhar sobre a sua vocação turística e que a cidade proporcione uma oferta de produtos turísticos ao mercado”, disse frisando a importancia do  envolvimento da comunidade local nas decisões e no planejamento relacionado ao turismo.

Para Leonardo Anderson, a conscientização é uma ferramenta que possibilitará a inclusão comunitária na gestão e condução do turismo de Macaé. “Ora, se a população macaense não estiver ciente do que é o turismo e como pode influenciar seu cotidiano, como poderá beneficiar-se da atividade? Como poderá apoiar seu desenvolvimento? As respostas para questionamentos como estes serão bem mais simples à medida em que a comunidade for bem preparada, conscientizada para o turismo, pois poderá tirar proveitos tanto econômicos quanto sociais”, salientou, acrescentando que o turismo enquanto atividade construída de forma sustentada e com a participação comunitária exige esforços para desenvolver um estímulo a sua inclusão neste  processo, através da sensibilização, valorização, capacitação e treinamento. “O residente precisa saber informar sobre sua cidade e de maneira amistosa e cordial”, disse.

De uma forma mais abrangente é necessário que, não apenas a população local se movimente, mas também a esfera governamental, na preservação do meio ambiente, na manutenção de pontos turísticos, adequar a sinalização, na melhoria da infraestrutura e de saneamento, entre outros.

“A intenção é incrementar o fluxo de visitantes nos finais de semana, trazendo benefícios para o comércio, para a hotelaria e demais atividades impactadas pelo turismo, aquecendo a economia municipal, o que resultaria em maior recolhimento de impostos e na geração de emprego e renda de forma sustentável”, concluiu.

O Vereador, Carlos Emir reconhece a importância do setor. “O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. Temos que defende que Macaé como destino turístico, mas ainda precisam qualificar o que oferecem aos turistas e capacitar todas as esferas (governo, sociedade civil e envolvidos no ramos)”, disse lembrando que o Ministério do Turismo informou que o Brasil recebeu, em 2012, 4,5% mais visitantes de países estrangeiros que no ano anterior. “Em Macaé, parte do nosso turismo é de negócio, precisamos aproveitar nossa beleza natural e fomentar o turismo de lazer, contudo, contamos com a força e a expertise do Macaé Convention”, finalizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário