quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quissamã está entre os finalistas do concurso 7 Maravilhas Gastronômicas do RJ


Foto: Adilson dos Santos A produção de doces caseiros em Quissamã é tradicional e os holofotes dessa vez estão voltados para o pastel de nata. O quitute popular produzido e comercializado na cidade, está entre os 56 finalistas do concurso "7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro", na categoria Doces e Sobremesas, idealizado pelo escritor e jornalista Chico Junior.

Começou oficialmente a votação para eleger os vencedores no dia 5 de agosto, que é feita exclusivamente pelo site oficial do concurso (www.projetomaravilhas.com.br). Cada eleitor deverá indicar, obrigatoriamente, um concorrente de cada categoria. Se você ainda não votou, não perca a oportunidade de ajudar a colocar Quissamã nesse hall. A votação será encerrada dia 31 de outubro.

As delícias foram divididas em sete categorias: "Entradas & Petiscos", Refeição", "Bebidas", "Doces & Sobremesas", 'Da Terra", "Da Água", "Laticínios". As sete maravilhas mais votadas, uma em cada categoria, serão apresentadas na cerimônia de premiação, em novembro.

Segundo o idealizador, o concurso tem como objetivo desvendar as relíquias culinárias fluminenses das praias às montanhas. Inicialmente, Chico apresentou um punhado desses tesouros, que marcam o paladar do nativo ou do turista e o público participou com dezenas de novas indicações, das quais 16 foram selecionadas.

Para Chico, que também é pesquisador da gastronomia regional brasileira e do Estado do Rio, as produções locais, a artesania e o saber de cada receita colaboram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico. “Através da culinária, conhecemos os hábitos, a história e a cultura do povo de cada região”, afirma o autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário