terça-feira, 15 de outubro de 2013

Novidade no trânsito: Parquímetros começam a ser instalados em Macaé




A prefeitura, sob a coordenação da secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou os trabalhos para a instalação dos parquímetros que farão parte do novo sistema de estacionamento rotativo do município. As máquinas serão instaladas no Centro, em pontos que possuem maior demanda por vagas, como a Avenida Rui Barbosa, as ruas Papa João XXIII e Visconde de Quissamã, entre outras. (Foto: Flávio Sardou)


Já começou a construção das bases de concreto armado que darão sustentação aos parquímetros. Com esta etapa concluída, serão instaladas as máquinas, com a previsão de funcionando para divulgação e instruções à população no dia 1º de novembro.

O funcionamento em teste do sistema funcionará durante 30 dias sem a cobrança da tarifa. Após esta fase, em dezembro, o uso do tíquete nas vagas regulamentadas será obrigatório, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h (podendo ser estendido no caso de datas comemorativas).

- As providências para criar mais vagas para quem precisa estacionar é uma demanda antiga. E na organização do espaço público, o Estacionamento Rotativo é, comprovadamente, uma ferramenta de democratização das áreas de estacionamento disponíveis – afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

Rotativo - O sistema de Estacionamento Rotativo em Macaé tem uma previsão legal, que é a lei 3750/2012. A iniciativa da licitação para prestação deste serviço foi realizada ainda no governo passado, em agosto de 2012. A concessão é válida por dez anos, sendo que, de todo valor arrecado por meio do Estacionamento Rotativo, 27% será revertido para a prefeitura (gerenciado on-line pela empresa e pelo poder público).

A utilização do sistema de cobrança por meio de parquímetros prevê a regulamentação do uso de cerca de 1200 vagas na região central de Macaé e o termo de referência coloca a empresa contratada como responsável pelo gerenciamento da sinalização horizontal e vertical necessária.

Os parquímetros aceitarão moedas e os tickets de estacionamento também poderão ser pagos por meio de um cartão recarregável. A hora cheia custará R$1,50, sendo que o prazo mínimo de estacionamento será de 30 minutos, podendo ser fracionado a partir daí, podendo chegar, no máximo, a duas horas. Monitores ficarão à disposição para auxiliar na utilização do equipamento e contarão com equipamento portátil em alternativa ao parquímetro no caso de possíveis falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário