terça-feira, 15 de outubro de 2013

DER divulga na quarta resultado da licitação da ponte João Figueiredo



Ponte vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra





Um velho sonho do saudoso Deputado Federal Alair Ferreira, vai sai do papel e tornará em realidade. Foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (07/10) na página 36, o informe para mais uma etapa do processo licitatório para construção da Ponte João Figueiredo, ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, prevista para acontecer nesta quarta-feira (09/10), às 14h30. 

Nesta, que é considerada a “etapa final”, também será divulgado o resultado do consórcio vencedor com o valor apresentado para execução da obra. A licitação para obra da ponte aconteceu no último dia 18 de agosto.

 Das 30 empresas inscritas para participar do processo licitatório, apenas três apresentaram proposta. A licitação (modelo de menor preço) chegou a ser adiada por três vezes. Por duas vezes, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pediu vistas ao processo para examinar o edital, determinando algumas alterações no mesmo. 
 
Após a publicação da ata da reunião desta quarta-feira, será contado um prazo de no máximo 30 dias para assinatura do contrato, emissão da ordem de serviço pela Secretaria de Estado de Obras (Seobras) juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RJ) e nomeação da Comissão de Fiscalização da Obra. 

A obra tem custo oficial de R$ 137,2 milhões e o governo promete entregá-la em um ano. O tabuleiro da ponte terá 1.344 metros de extensão e uma largura de 16,20 metros englobando duas faixas de rolamento, duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. Ela ligará a RJ-196 que inicia em Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana na divisa com o Espírito Santo. Ligará também a RJ-240 trecho (Açu a Caetá) atravessando pela BR-356 a RJ-196. A distância da ponte até apraia de Gargaú será de, aproximadamente, 19,5 Km e da ponte até Campos 17,5 Km. A RJ-196 obedecerá ao traçado de 12 metros de largura contendo duas pistas de rolamento e duas pistas de acostamento.


O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco), o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-RJ), Ivan Figueiredo e um dos diretores da empresa Premag, Luis Edmundo, anunciaram na manhã desta terça-feira (15), na sede da prefeitura, o início das obras da ponte João Figueiredo, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. As intervenções começam oficialmente na próxima segunda-feira (21) e a ponte deverá ser entregue em doze meses.

O Consórcio Paraíba do Sul formado pelas empresas Premag e Imbeg, venceu a licitação para a construção da ponte, que terá 1.344,30 metros de comprimento, 16,20 metros de largura e custará R$ 137.064.521,19 aos cofres públicos. A previsão inicial é de um fluxo aproximado em 60 mil carros por ano.

De acordo com Ivan Figueiredo, em relação ao traçado antigo, houve uma redução de mais de cinco quilômetros.

“A ponte, no traçado antigo, seria de 7 km. Hoje, reduzimos para 1,3km. Ou seja, houve uma diminuição na distância e, consequentemente, no valor da obra. No novo projeto, a ponte vai ter 7,2m de vias de acesso, 5m de acostamento e 4m para acessibilidade de pedestre, além de um espaço para os ciclistas”.

Ivan ressaltou ainda que a obra será feita em duas frentes: uma próxima ao trevo de Caetá, em São João da Barra e a outra nas proximidades da RJ-194, no limite dos municípios de Campos e São Francisco do Itapaboana.

“A empresa já está deslocando os equipamentos para os dois canteiros da obra e uma equipe já está realizando as marcações e as medidas para adiantar o trabalho. Vamos entregar a ponte no período de um ano e por isso, teremos essas duas frentes de trabalho, para facilitar o cumprimento desse prazo”.

Neco ressaltou o empenho do governo do Estado para a realização da obra e cobrou o uso da mão de obra local durante os trabalhos.

“Agradeço ao governador Sérgio Cabral e ao seu vice Pezão pelo empenho e dedicação para realizar esse antigo sonho da população. Estou muito feliz por essa construção estar começando na minha gestão. Peço mais uma vez que as empresas que estarão atuando na obra utilizem a mão de obra local”.

Também estiveram presentes durante o anúncio de Neco, secretários, vereadores e estafe administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário