segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Petroleiros anunciam greve por tempo ideterminado

“Nós, funcionários Petrobras do Apoio Aéreo, viemos através deste meio legítimo externar a nossa indignação e preocupação.”, assim começou o anúncio de início de greve por tempo indeterminado dos trabalhadores da Petrobras. Em setembro, houve paralisação professores, bancários, rodoviários e vigilantes.

As reivindicações são: “postos de trabalho, que segundo eles estão sendo cada vez mais ocupados com terceirizados, exercendo funções e tomando decisões que implicam na segurança e no custo  das operações, como pagamento de folhas de bordo (faturamento a ser pago às empresas aéreas), atuação na programação e coordenação de voos (setor responsável pela definição de número de passageiros, tipo de aeronaves, destino, otimização dos vôos,  etc).  Funções estas que a priori são de competência dos funcionários da Petrobras, que com responsabilidade dedicam suas experiências acumuladas durante anos,  afim de manter a padronização e busca da excelência em todas atividades”, diz a nota publicada no site oficial do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).

Na última quarta-feira (09), os sindicatos filiados à FUP voltaram a se reunir no Conselho Deliberativo, desta vez em Brasília, para apontar os próximos passos da campanha reivindicatória do ACT 2013 e, avaliar a proposta de cláusulas econômicas e sociais apresentadas pela Petrobras na segunda-feira (07).

A proposta apresentada pela empresa na última reunião não contemplou as reivindicações dos trabalhadores. Em relação às cláusulas econômicas, a empresa propõe o reajuste em 7,68% no salário dos trabalhadores na tabela da RMNR, que representa o ganho real entre 1,17% a 1,5% e um abono correspondente a uma remuneração ou R$ 4 mil, o que for maior.

A Federação reivindica 5% de ganho real, condições seguras de trabalho para todos, fundo garantidor para os trabalhadores terceirizados, melhoria dos benefícios, mudanças no PCAC, entre outras reivindicações da categoria.

O Conselho Deliberativo indicou a rejeição da proposta apresentada pela Petrobrás e, a realização de assembleias para que os trabalhadores aprovem o indicativo de greve por tempo indeterminado, a partir do próximo dia 17, data que também acontece mais um dia nacional de luta contra o leilão de Libra, e a rejeição da proposta apresentada pela Petrobras.
Fonte: Sindipetro NF

Nenhum comentário:

Postar um comentário