quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Panfletagem esclarece dúvidas sobre funcionamento dos parquímetros



Foto: Guga Malheiros
Durante o mês de novembro, o sistema funcionará sem a cobrança da tarifa
Após finalizar a instalação e antes de iniciar o funcionamento em caráter experimental dos parquímetros, está sendo realizado um trabalho de panfletagem para esclarecer as dúvidas da população sobre o funcionamento deste equipamento. A entrega dos folhetos, que acontece em toda área em que funcionará o Estacionamento Rotativo, começou na segunda-feira (28) e segue até o dia 30 de novembro. O objetivo é que os usuários possam tirar todas as dúvidas sobre como usar as máquinas antes do seu efetivo funcionamento começar.


Ao receber este panfleto, o usuário poderá saber sobre como utilizar o parquímetro, onde colocar o ticket, como utilizar o cartão eletrônico, o que constituem infrações, o mapa com localização dos parquímetros, entre outras informações. Inclusive, o panfleto será disponibilizado também na página da Mobilidade Urbana, no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/mobilidadeurbana).

Além da entrega dos panfletos informativos, outras ações para orientação aos usuários sobre o funcionamento do Estacionamento Rotativo com o uso dos parquímetros também estão programadas. Mais informações podem ser solicitadas ainda através do telefone 22 2772 6764.

Teste - A data para o início do funcionamento dos parquímetros em caráter de adaptação para os usuários se inicia nesta sexta-feira (1º). E durante o mês de novembro, o sistema funcionará sem a cobrança da tarifa para a população, para que ela se familiarize com o equipamento. Para isso, além das instruções contidas no próprio aparelho, os usuários poderão contar, inicialmente, com o auxílio de cinco monitores e dois supervisores.

Eles permanecerão em locais próximos aos parquímetros, em áreas em que há maior fluxo, como a Avenida Rui Barbosa, a Rua Teixeira de Gouveia e a Praça Washington Luiz. Serão eles os responsáveis por explicar sobre como utilizar o parquímetro, adquirir o cartão eletrônico e todas as demais informações para um bom funcionamento do equipamento. Já a partir do dia 18 até 23 de novembro, serão incluídos no quadro mais 15 monitores para ajudar os usuários.

Após esta etapa, em dezembro, o uso do tíquete nas vagas regulamentadas será obrigatório, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 13h (podendo ser estendido no caso de datas comemorativas).

Rotativo - O sistema de Estacionamento Rotativo em Macaé tem uma previsão legal, que é a lei 3750/2012. A iniciativa da licitação para prestação deste serviço foi realizada ainda no governo passado, em agosto de 2012. A concessão é válida por dez anos, sendo que, de todo valor arrecado por meio do Estacionamento Rotativo, 27% será revertido para a prefeitura (gerenciado on-line pela empresa e pelo poder público). A utilização do sistema de cobrança por meio de parquímetros prevê a regulamentação do uso de cerca de 1,2 mil vagas na região central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário