sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Encontro de Contadores de Histórias da rede municipal anima Rinha das Artes




Foto: Bruno Campos
A contação de histórias, aliada à animação, contagiaram o VI Encontro de Contadores de Histórias de Macaé, programação realizada na noite de quinta-feira (24), que lotou a sede do Centro Cultural Rinha das Artes. O evento envolveu estudantes do curso de Formação de Professores, contadores de histórias, professores das redes municipal e estadual, ex-integrantes do curso de contadores e apreciadores da manifestação literária.

O público assistiu às apresentações de contação de histórias, sarau de poesias e palestras, que aguçaram o imaginário do público. O evento, que integra o projeto ‘Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias’, contou com a palestra da professora do curso de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cláudia Márcia Vasconcelos da Rocha, que destacou o tema “Narrativas sobre temas em (dês)uso na atualidade: uma reflexão”.

A alegria e o encantamento também ficaram por conta das apresentações dos grupos “Historiarte” da rede municipal de ensino e "Patranha", de Casimiro de Abreu. Além dos grupos, alunos das escolas municipais foram aplaudidos ao destacar apresentações culturais com ênfase no tema “Macaé 200 anos”. No final da noite, os ex-participantes do curso de Contadores de Histórias se apresentaram e emocionaram o público.

A coordenadora do Programa de Leitura, Leila Mancebo, frisou que a programação consolidou não apenas a formatura dos ex-alunos do curso de Contadores de Histórias, mas o resgate da tradição oral e o fortalecimento da identidade cultural macaense. “Estamos felizes com o resultado do evento. A participação das crianças e adultos foi maravilhosa. Nosso trabalho tem o objetivo de destacar a importância da leitura e da contação de histórias”, disse.

A subsecretária de Educação, Rosângela Lobo, pontuou que a arte de contar histórias é uma das prioridades da rede municipal. “A contação de histórias estimula a imaginação, permite uma identificação do aluno e também contribui com o desenvolvimento cognitivo do estudante. O grupo HistoriArte da rede municipal está de parabéns pelo trabalho que é desenvolvido”, destacou.

Já a profissional da Supervisão Escolar, Letícia Torres, disse que fez questão de comparecer ao encontro para aprender mais. “Estou muito feliz por compartilhar deste momento. Fiquei maravilhada com a programação e com a reação do público, principalmente das crianças. É por isso que fiz questão de me inscrever no curso de Contadores de Histórias”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário