terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cantata leva alegria aos pacientes do Hospital Municipal de Quissamã



Foto: Adilson dos SantosGrupo de trabalho de humanização do HMMJ em ação - Foto: Adilson dos Santos 
Pacientes, familiares e funcionários do Hospital Mariana Maria de Jesus receberam uma ótima surpresa na sexta-feira que passou, (18) a cantata preparada pelo grupo de trabalho de humanização do HMMJ, que é composto por cinco colaboradores. A cantata é um tipo de composição vocal, para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental.
Atingimos nosso objetivo de levar alegria para as pessoas."
“Foi uma visita inesperada e muito especial que encheu de alegria o meu dia. Tenho certeza de que todos aqui também puderam se deleitar com as belas músicas”, declarou emocionada Neuza Barcelos Almeida, em fase de recuperação numa das alas da instituição de saúde.

O hospital pretende com a iniciativa proporcionar momentos de felicidade aos internos, familiares, colaboradores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, entre outros. “Atingimos nosso objetivo de levar alegria para as pessoas. Os pacientes e seus acompanhantes nos param no corredor e parabenizam. É muito gratificante”, revelou a diretora administrativa Gilda Queirós.

As idealizadoras do grupo, Renata Queirós e Ivandra Linhares, ambas Assistentes Sociais, queriam fazer algo que “acalmasse” o coração daqueles que estivessem internados. E, fazendo valer do ditado “quem canta seus males espanta”, resolveram formar um grupo, composto apenas por voluntários.

“A ideia surgiu ano passado e a nossa primeira apresentação foi na noite de Natal. Desde então, não paramos mais”, afirmou Renata. O grupo conta ainda com Hudson de Jesus, psicologo que tem em suas mãos o violão, Wallace Santos, enfermeiro que toca chocalho e Juliana Lima, auxiliar administrativa que também solta a voz.

Ivandra falou sobre a importância do projeto que surgiu com a comissão de humanização do hospital. “Fazemos questão de visitar todos os quartos e dependências. A participação não é obrigatória, mas ficamos muito felizes porque a adesão dos pacientes é sempre alta”, garante uma das fundadoras da cantata.

O grupo inundou os corredores do HMMJ com canções de MPB e louvores, trazendo ao ambiente um clima de paz e tranquilidade. O evento ocorre mensalmente, sempre na segunda sexta-feira, mas excepcionalmente, esse mês foi na terceira para que pudessem homenagear o Dia dos Médicos que é comemorado no dia 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário