quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RIO DAS OSTRAS: Fundação de Cultura festeja 16 anos com Teatro lotado


Foto: Gabriel Sales
Foto da apresentação da Companhia Baía Formosa
Companhia Baía Formosa apresentou trechos dos seus principais balés durante a comemoração
Foto: Gabriel Sales
Foto da apresentação de um aluno do curso técnico de Música da Fundação de Cultura
Aluno do curso técnico de Música da Fundação de Cultura se apresentou no palco do Teatro Popular
Música, dança e canto fizeram parte da programação que celebrou os 16 anos de criação da Fundação Rio das Ostras de Cultura. O público lotou o Teatro Popular do Município, na noite desta sexta, 11, para prestigiar as apresentações da Cia de Dança Balé Baía Formosa e de alunos dos cursos técnicos do Centro de Formação Artística. Os espetáculos também comemoraram os 10 anos da Cia de Dança e do Teatro.

Ao final do evento, o presidente da Fundação de Cultura, Cosme dos Santos, convidou os servidores e alunos de cursos técnicos a subirem ao palco para participar de uma homenagem. O presidente aproveitou o momento para falar sobre a importância do resgate das origens do Município.

“Se voltarmos no tempo, veremos o quanto a Fundação foi importante para o desenvolvimento de Rio das Ostras. O resgate da história dos primeiros habitantes estão impressos nas atividades durante esses anos de Fundação.A descoberta do registro do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e a Casa da Cultura Bento Costa Junior remetem nossa população diretamente às suas origens. Precisamos agradecer pela criação desses espaços, que resgatam a cidadania do riostrense”, relata Cosme dos Santos.

A secretária de Turismo, Carla Ennes, representou o prefeito Sabino e disse que a Cultura e o Turismo caminham juntos. “Somos um casamento perfeito. Precisamos andar de mãos dadas, pois é por meio de nós que a cidade busca seu desenvolvimento artístico cultural”, contou.

A apresentação teve início com as bailarinas da Cia de Dança Balé Baía Formosa. Depois de uma performance sobre aquecimento corporal, as meninas mostraram um "mix" das melhores coreografias de dança contemporânea executadas entre os 10 anos da criação da Cia. Em seguida, o grupo mostrou temas do seu repertório, com destaque para a história da Cinderela.

“Uma emoção indescritível. Passou um filme em nossa mente ao ver o quanto avançamos nestes anos. Muito me honra saber que fomos a primeira companhia de Rio das Ostras e que já estamos na estrada há 10 anos. Esta Cidade merece o que há de melhor em arte, pois temos um público fiel”, conta Nora Kholki, diretora da Cia.

Em seguida, alunos do Centro de Formação Artística de Dança, Música e Teatro, da Fundação Rio das Ostras de Cultura, executaram peças musicais com violão, flauta, piano e voz.

Para a professora Cláudia Veras, Rio das Ostras deve ser aplaudida de pé em relação às artes. “Todas as semanas temos espetáculos aqui no Teatro Popular com preços populares e às vezes até de graça. Um investimento importante para o lazer e o entretenimento de nossa população”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário