quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Esquema de segurança para leilão do pré-sal envolve mais de mil homens


Exército, Força Nacional de Segurança e PF, 

além das polícias civil e militar serão acionados


Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, na sede do Ministério da Defesa (MD), os ministros Celso Amorim (Defesa), José Eduardo Cardozo (Justiça) e José Elito Carvalho (Gabinete de Segurança Institucional-GSI) conheceram o planejamento da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para garantir a segurança do primeiro leilão do pré-sal, a ser realizado na próxima segunda-feira (21), às 15h, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão do MD à frente da coordenação da operação, a ação envolverá a atuação conjunta de cerca de 1.100 homens do Exército Brasileiro e de órgãos de segurança pública nos níveis federal (Força Nacional de Segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal), estadual (polícias militar e civil, Corpo de Bombeiros) e municipal (Guarda Municipal do Rio de Janeiro).

A previsão é de que as medidas de segurança sejam implementadas a partir da noite de domingo (20), estendendo-se por um período de até 24h. A área delimitada para a operação de GLO cobre o Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, e imediações. De acordo com autoridades que atuam na coordenação, o esquema de segurança foi planejado para interferir o menos possível na rotina da cidade.

A operação de GLO foi autorizada pela presidenta Dilma Rousseff, em atendimento a um pedido do governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, feito no último dia 11. A ação está prevista na Constituição Federal, tendo sido realizada em outras ocasiões, como na Copa das Confederações.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a operação será executada por intermédio do Comando Militar do Leste (CML), organização militar do Exército no Rio de Janeiro. O CML é chefiado pelo general Francisco Modesto.

Petroleiros distribuem peixes em protesto

 contra leilão do pré-sal

Petroleiros, categoria que entrou em greve nesta quinta (17), protestaram no centro do Rio contra o primeiro leilão do pré-sal, a ser realizado na próxima segunda (21). Juntamente com pescadores e ecologistas, eles distribuíram peixes a quem passava na frente da sede da Petrobras. O protesto ainda era contra a construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) e em defesa da pesca artesanal. Com medo de protestos violentos, a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Magda Chambriard, informou nesta quinta que a segurança da primeira rodada de licitação do pré-sal será reforçada. Segundo a ANP, a segurança no entorno do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, onde ocorrerá o leilão, terá a participação de militares do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário