quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quissamã quer produzir 200 mil litros água de coco no verão


Quissamã quer retomar liderança na produção de coco do Estado. Essa é a perspectiva do prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro, que visitou, nesta terça-feira (15) envasadora de água de coco, em Goiabal. Também participaram da visita o secretário de Agricultura e Pesca, Jorge da Penha, o subsecretário Cosme Chagas e o presidente da Câmara, Marcelo Batista. O grupo foi conhecer as novas instalações da agroindústria que iniciou suas atividades em abril deste ano. A recepção foi no local feita pelo Administrador Norman Steiner e pela responsável pela produção e controle de qualidade, Margareth Ribeiro. A envasadora foi um projeto fomentado por Octávio em sua segunda gestão, em 2001, mas do projeto original apenas o prédio pertence à prefeitura. A parceria entre o poder público e a Nucoco que está inserida no Programa Quissamã Empreendedor ocorreu através da cessão da área e estrutura predial.

Os visitantes conheceram todo o funcionamento da fábrica que já investiu cerca de R$ 3 milhões em novos equipamentos e reestruturação. Norman destacou que a envasadora, que há seis meses começou com uma produção de 20 mil litros de água de coco envasada resfriada por mês, hoje já atingiu 90 mil litros/mês. “Nosso objetivo é de que até o fim do verão do ano que vem, nossa produção alcance a meta de 200 mil litros água de coco envasada. Com isso, nosso foco está aliado a fomentar a produção local, além da geração de emprego e renda”, disse Steiner.

Atualmente, alguns produtores quissamaenses já voltaram a fornecer coco para a envasadora, que paga R$ 1,80 por litro, sendo que cada fruto dá, em média, 350 ml do líquido. Agora estão sendo absorvidos cerca de 60 mil cocos que seriam perdidos, o que deu um alívio a esses agricultores. Os 20 funcionários que trabalham diariamente na fábrica são todos moradores do município.

O prefeito Octávio Carneiro foi taxativo: “Não mediremos esforços para que a produção de coco no município seja retomada de maneira efetiva e o homem do campo volte a ter o reconhecimento que merece, contando com nosso auxílio em todas as vertentes como apoio tecnológico, financeiro através de busca e disponibilização de linhas de crédito, parcerias com outras esferas de poder, porque nós queremos alcançar a meta de voltar a ser o maior produtor de coco do Estado”, definiu o chefe do Executivo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação de Quissamã

Nenhum comentário:

Postar um comentário