segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Niterói vai às ruas protestar contra o aumento da violência



Mão para alto. Em setembro, moradores foram às ruas de Pendotiba, em Niterói, protestar contra a violência
Foto: Divulgação / Beth Esteves
Mão para alto. Em setembro, moradores foram às ruas de Pendotiba, em Niterói, protestar contra a violência Divulgação / Beth Esteves
Os moradores de Pendotiba voltam às ruas na sexta-feira, dia 8 de novembro, para protestar contra a recente onda de violência que atingiu a região. Eles se concentrarão na porta da Câmara dos Vereadores às 16 horas para participar de uma audiência pública sobre segurança na cidade, que será realizada no mesmo local, a partir das 17 horas.

Em agosto, o GLOBO-Niterói mostrou que o aumento de
assaltos na região provocou, este ano, uma desvalorização de até 30% nos imóveis da região de Pendotiba — que inclui Badu, Maria Paula, Vila Progresso, Matapaca e Jardim América. A avaliação foi feita pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).

— A única política aceitável é a de tolerância zero com o crime. Todos sabem que existem bandos de criminosos ocupando território nas comunidades de Niterói e São Gonçalo. Enquanto esses criminosos não forem presos, a região não terá paz. É inconcebível que o Estado com todo aparato que tem, não consiga prender esses criminosos. Em caráter definitivo, Pendotiba necessita de um plano de segurança permanente do 12º BPM (Niterói). Só assim o trabalho terá continuidade — pede Bruno Rizzo, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América.

Entre as reivindicações está o aumento do efetivo policial na cidade. Niterói tem u,m policial militar para cada 808 habitantes. O batalhão da cidade, o 12º BPM, que deveria ter 1.20, homens, hoje conta com 794.

— Precisamos que o 12º BPM aumente o número de policiais nas ruas e nos proteja de fato. Numa reuinão em agosto, o prefeito Rodrigo Neves prometeu providenciar patrulhamento ostensivo com 50 policiais contratados pelo PROEIS. Além disso, os comandantes do 12º BPM e do 7º BPM prometeram 25 policiais de cada batalhão para reforçar o policiamento no bairro. Tem havido operações na Estrada Caetano Monteiro, mas o reforço prometido não chegou. Também não foram feitas as operações para reprimir o crime organizado que está vindo do Rio para Niterói, desde a implantação das UPPs. Estamos encurralados e com medo —completou Anne Frank, vítima de dois assaltos seguidos e uma das fundadoras do grupo 'Ame Pendotiba'.

No mês passado, um idoso de 78 anos foi morto ao reagir a assalto ao sítio em que morava. Desde então, a população vem fazendo sucessivas passeatas protestando contra a falta de ação do governo estadual. A principal reivindicação é a criação de uma companhia Independente da PM para a região

Segundo o Instituto de Segurança Pública, o número de assaltos a pedestres e roubos a residências e comércio aumentou 57% em relação ao ano passado. Já o número de roubo a carros cresceu 134%, ou seja, mais do que dobrou em um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário