quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Rio das Ostras vai ampliar o número de guarda-vidas do Município



Prefeitura de Rio das Ostras vai ampliar o número de guarda-vidas do Município. A partir de novembro, a Secretaria de Segurança Pública começa a treinar os guardas municipais interessados em atuar no monitoramento da orla e salvamento de afogados. Atualmente, o município conta com cerca de 30 guarda-vidas e a expectativa é aumentar para 40 para a chegada do verão de 2014, quando aumenta o número de turistas na cidade. Os guardas passam antes por uma avaliação de aptidão física e os selecionados, terão aulas práticas com treinamentos diários. 


O secretário de Segurança Pública, Paulo Cesar Viana explica que o trabalho da Guarda Municipal é auxiliar o monitoramento das praias, já que o serviço é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Rio das Ostras conta com 28 quilômetros de litoral, divididos em 15 praias. O secretário destaca que a cada ano é preciso investir mais em segurança nas orlas, já que o fluxo de pessoas ultrapassa os 100 mil banhistas no período de alta temporada, que em 2014 vai até março.

Festival de Frutos do Mar começa nesta sexta-feira
Foto de um dos pratos que serão preparados no Festival de Frutos do Mar
A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, Rio das Ostras divulga sua gastronomia no já tradicional Festival de Frutos do Mar, que chega a sua 17ª edição. O evento acontece em 11 restaurantes da cidade, com receitas inéditas e pratos ao preço único de R$25. 

Este ano, o evento, que será coordenado pelo chef José Hugo Celidônio, terá workshops com chefs consagrados nacionalmente, como Pedro d'Artagão, do Irajá Gastrô, restaurante contemporâneo do Rio de Janeiro, e Francesco Carli, chef executivo do Copacabana Palace. 

Nomes da gastronomia regional também estarão presentes. O ex-sours chef do Quadrucci de Búzios, Iran Assunção, e o chef Leonardo Lima, do Bar da Boca Bistrô e Antiquário de Macaé, também ministrarão aulas. O enólogo Juliano Carraro, da Vinícola Lídio Carraro, fará harmonização com as receitas. Todos os workshops serão realizados em um espaço montado na Praça São Pedro, no Centro. As aulas acontecem nos dias 1, 2 e 3 de novembro. Veja a programação completa abaixo. 

De acordo com a secretária de Turismo, Carla Ennes, o Festival está crescendo e se tornando um dos principais eventos turísticos da cidade. “Estamos trazendo de volta grandes nomes da gastronomia brasileira, misturados com expoentes da região, tudo isso com a assinatura de José Hugo Celidônio. O Festival é também uma oportunidade de troca de experiências e um incremento na economia da cidade”, disse. 

Participam desta edição os restaurantes Bar da Boca, Bartrô Restaurante e Bistrô, Casa das Massas, Casa da Praia, Julien's, Ponto Tropical, Rancho da Baiana, Dê Gastronomia, Macaxeira, Mundi Gourmet e Yakiostras. 

Nesta quarta, dia 30, José Hugo Celidônio ministrou uma aula para chefs dos restaurantes da cidade, que aprenderam a fazer a famosa Moqueca Carioca criada por Celidônio. 

PARCERIAS - O Festival de Frutos do Mar conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj, Só Peixe Distribuidora de Pescado, Italínea Móveis – Grupo Villaare, Vinícola Boutique Lídio Carraro e Adega Cocoricó. 

Programação (Praça São Pedro):

1 de novembro 
19h - Aula com Enólogo Juliano Carraro - Vinícola Lídio Carraro
20h -Aula pública com Chef Pedro D'Artagão - Restaurante Irajá Gastrô/RJ 
23h - Show com Maurício Sahady - Concha Acústica

2 de novembro 
19h - Aula com Enólogo Juliano Carraro - Vinícola Lídio Carraro 
20h - Aula pública com o Chef Francesco Carli - Copacabana Palace/RJ
21h30 - Aula pública com o Chef José Hugo Celidônio - Revista de Domingo
23h - Show com Tarin Spilzman - Concha Acústica

3 de novembro 
18h - Aula pública com o chef Iran Assumpção - ex-Quadrucci Búzios
20h - Aula pública com o chef Leonardo Lima - Bar da Boca Bistrô/Macaé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário