quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prefeito e Secretário de Segurança Pública do Estado inauguram Núcleo de Atendimento ao Turista Estrangeiro de Búzios


Prefeito e Secretário de Segurança Pública do Estado inauguram Núcleo de Atendimento ao Turista Estrangeiro de Búzios
Solenidade foi realizada na manhã desta última sexta-feira(16)
Foi realizada na manhã desta sexta-feira, dia 16, na 127ª Delegacia de Polícia (DP) de Búzios, a inauguração do Núcleo de Atendimento ao Turista Estrangeiro (NATE), que visa melhorar o atendimento de turistas que visitam a cidade. Composto por servidores com proficiência em diversos idiomas, o Núcleo atenderá, prioritariamente, as demandas do balneário, podendo estender os serviços para toda a Região dos Lagos, quando for necessário.

Dados do Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR revelam que o município de Búzios já recebe um número estimado de um milhão de turistas de todas as partes do mundo em períodos de alta temporada. Segundo dados da delegacia da cidade, entre dezembro e fevereiro, 50% dos atendimentos na unidade são a turistas e, desta parcela, 30% são ocorrências somente com turistas estrangeiros.


Estiveram presentes à solenidade de inauguração diversas autoridades estaduais e municipais, dentre elas o Prefeito de Búzios, André Granado; o Vice-Prefeito, Carlos Alberto Muniz; o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; a Chefe da Polícia Civil do Estado, delegada Martha Rocha; a Assessora de Planejamento da Polícia Civil, Gisele Vilarinho; o Delegado da 127ª DP, Marcelo Cunha Vieira; o juiz da Comarca de Direito de Búzios, Marcelo Villas; o Diretor Geral de Polícia do Interior, José Renato Chernicharo, e o Diretor de Policiamento de Área, Daniel Bandeira, além de delegados titulares da Região dos Lagos, representantes da Polícia Militar e secretários e coordenadores municipais.


O discurso de abertura foi do delegado de Búzios, que agradeceu o apoio do Executivo em promover a mudança na Unidade: “É motivo de grande orgulho estar neste cargo presenciando a criação deste núcleo que tanto beneficiará o turista que vem a Búzios. Visando atender a este especificidade local, ganha toda a cidade”, afirmou ele.
A Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, fez um breve discurso, registrando a importância que Búzios tem no Plano de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro:


“Quando a chefia da Polícia Civil vai a uma cidade é para prestar contas. Por isso, quero registrar a importância deste momento e que o município de Búzios tem para o que se pretende fazer como política pública de segurança pública. Não é a toa que esta cidade, que é tão linda, e que é o sexto destino mais desejado pelo turista estrangeiro, ganhou este novo serviço de atendimento ao turista. Junto com a implantação do Núcleo, vamos qualificar os funcionários para que atendam os turistas com eficiência e respeito”, disse ela.


Elogiando o empenho do Prefeito André Granado em buscar ferramentas em prol da segurança pública da cidade, o Secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, assegurou que o Estado vem se empenhando em solucionar problemas comuns a todas as cidades cariocas, tais como déficit no efetivo presente nas delegacias:
“Segurança pública é uma questão que angustia, não só nas grandes capitais mas também no interior. Gostaria de dizer que os senhores estão muito bem representados, porque no que diz respeito às demandas de segurança pública, vocês têm um prefeito e um poder legislativo que incomodam muito nossa secretaria, desempenhando muito bem o papel que o Poder Público deve ter. Por isso, fiquem tranquilos pois a segurança em Búzios está entre as prioridades da gestão municipal, prova é este momento que está acontecendo hoje”, afirmou o Secretário, 

complementando: “Temos um calcanhar de aquiles no Estado do Rio de Janeiro que é o déficit de efetivo, o qual é resultado claro de falta de administração anterior. Hoje, estamos concentrando nossa força no sentido de solucionar esta lacuna, tanto na capital quando no interior do Estado. A atividade policial é baseada em dois pilares: atividade de balcão e investigação. Estamos devendo esta presença à sociedade”, concluiu ele.

Em tom de agradecimento, o Prefeito falou sobre a satisfação em receber o novo serviço no município que vem promovendo mudanças sem precedentes na cidade, desde janeiro:


“Hoje é um dia em que me sinto honrado em participar deste evento como prefeito. É uma conquista para Búzios, para a segurança do município. A última vez em que estive com o Secretário [José Mariano Beltrame], eu pedi por melhorias, porque se é para a cidade, eu peço mesmo. Búzios é uma pérola, mas que vinha sendo mal-cuidada por muito tempo. E as mudanças ainda incluem, futuramente, a construção de mais uma unidade policial na entrada da cidade”, afirmou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário