domingo, 13 de outubro de 2013

As velhas e carcomidas pendências da Casa do Povo




A Câmara Municipal de Macaé, aprovou durante a semana que está encerrando uma série de emendas no LDO.  Na ocasião,  os servidores do Legislativo foram lembrados pelos vereadores Guto Garcia, Julinho do Aeroporto e Marcel  Silvano.  Os parlamentares apresentaram emendas solicitando a criação do auxílio transporte e auxílio saúde em benefício dos abnegados funcionários do LM. O vereador Marcel Silvano, ao justificar o pleito disse que "esse é um momento ímpar no processo de revisão de todos os servidores".

  Pegando carona na iniciativa dos parlamentares, o presidente da Casa anunciou "que a Mesa Diretora apresentou emendas no LDO,  propondo a criação de um "programa de capacitação dos servidores". Segundo o vereador presidente, vai contratar uma empresa especializada em Recursos Humanos para fazer estudos detalhados de todos os servidores. O presidente foi mais além: "existe problemas graves na Casa que precisamos resolver".

 A medida em favor aos laboriosos servidores da Casa do Povo em Macaé , merece aplausos. Os funcionários do LM terão motivo para comemorar, mesmo sendo sabedores que tais benefícios já foram adotadas em outros municípios há bastante tempo. Os exemplos vem de  cidades pequenas como Quissamã e Rio das Ostras. 

Renovamos  os nossos aplausos ao trio parlamentar, Guto, Julinho e Marcel, mas com referência ao pleito apresentado  pelo Presidente, só temos a lamentar. É público e notório que certas mazelas existentes na Câmara de Vereadores, arrastam por longas datas. E só não foram corrigidas por culpa exclusiva de gestores, possuidores de ideias carcomidas e total falta de amor ao próximo, são pessoas que preferem atropelar os ditames legais.

Vejamos lá nossas razões:  Em 1998 o então diretor do Recursos Humanos da Câmara Municipal de Macaé,  mostrou à Mesa Diretora a urgente necessidade de fazer uma  eficaz revisão no quadro funcional dos servidores. Existia pendências horríveis e no futuro,  quem  sairia perdendo seria os antigos funcionários. Na época a pessoa que respondia pelo RH, era dotado de profundo conhecimento na área patronal, aposentado da Previdência Social, onde prestou relevantes serviços no referido órgão por mais de 40 anos. Era ético e  de uma responsabilidade sem igual. Passaram alguns meses, o elogiável pleito de realizar um trabalho sério no quadro funcional do LM não foi avante e o outro funcionário assumiu o RH. 
Neste episódio, renovamos nossas lamentações, o Legislativo de Macaé perdeu uma grande oportunidade de colocar no devido lugar, velhas e carcomidas pendências. O prenúncio do ex-diretor do RH falhou e no momento atual,  dezenas de funcionários "estão comendo o pão que o diabo amassou", quando entram na compulsória. 
Texo: Xico de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário