terça-feira, 15 de outubro de 2013

Horário de verão começa no próximo domingo


O horário de verão começa à zero hora do dia 20 de outubro, no próximo domingo (20). Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal. Este ano, Tocantins não adotará o horário de verão, como havia feito no ano passado, nem a Bahia, que adotou em2011. Aexpectativa é de que haja uma economia de 4,6%.

Em Campos, a assessoria da Prefeitura informou ontem que não existem dados da economia em nível municipal porque o Operador Nacional do Sistema (ONS) só divulga dados em nível nacional. A adoção do Horário de Verão é para se economizar energia elétrica no horário de ponta, das 18h às 21h, pois, nesse horário, as geradoras têm que operar em plena carga para suprir a demanda das unidades consumidoras. 

Com o Horário de Verão, é possível que as geradoras deixem de gerar até 4,6% de energia, o que se reflete na economia no horário de ponta com o uso da luz natural por um maior período. A economia gira sempre em torno de4 a5 %.

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias são mais longos, o horário de verão se estenderá até o terceiro domingo de fevereiro. Em 2014, ocorrerá em 16 de fevereiro.

O ONS é responsável pela geração, distribuição e conservação da Hora Legal Brasileira (HLB), desde 1850, quando essa atividade teve início no país. É da sua sede, no bairro São Cristóvão, zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que sai o famoso “horário de Brasília”. Para saber a hora certa, basta acessar a página http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/ e clicar no link “acerte seu relógio”. (A.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário