terça-feira, 22 de outubro de 2013

Macae: Prossegue instalação da rede de esgoto



Foto: Juranir Badaró
A prefeitura atua em várias ruas do Mirante da Lagoa e do Jardim Guanabara, que recebem a instalação das redes de esgoto nesta semana. Essas obras estão sob a responsabilidade da Empresa Foz do Brasil S.A., vencedora da licitação da Parceria Público Privada (PPP) de esgotamento sanitário do município, e são fiscalizadas pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane).


Essas redes de esgoto estão incluídas nas metas a serem cumpridas no Subsistema Mutum, ligado à ETE do Mutum. Entre essas metas está o cadastramento de toda a rede existente, que já foi concluído. O parecer mostra o que existe nas localidades ligadas à ETE do Mutum e o que ainda precisa ser feito para que essa Estação possa fazer a captação e o tratamento do esgoto das comunidades situadas no seu entorno. Outro objetivo é evitar o lançamento de esgoto in natura na Lagoa de Imboassica, preservando o manancial. A estação estava desativada e entrou em funcionamento este ano.

As obras, que continuam acontecendo nas localidades, são as de instalação de 14 quilômetros de rede de esgoto, entre outras benfeitorias, como 1.342 ligações domiciliares, dois quilômetros de coletores tronco, três quilômetros de linhas de recalque, seis estações elevatórias, renovação da rede existente e duplicação da ETE do Mutum de 20 l/s para 40 l/s, obra que já está acontecendo.

Como as obras de instalação dessas redes são realizadas em via pública, das 8 às 17 h, elas acontecem em parceria com a secretaria de Mobilidade Urbana, que atua para minimizar os reflexos para quem precisa trafegar pelas ruas dos bairros atendidos. Durante as obras não será necessária a interdição total das vias e as ruas são parcialmente interditadas e sinalizadas para maior segurança dos moradores e motoristas.

Nessa semana, continuam recebendo as intervenções as ruas Nelson Carvalhaes, W-18, W-17, W-16, W-15, Maria da Conceição Crespo e Profª Letícia Peçanha de Aguiar; as avenidas Vereador Roberto Garido de Souza e Vereador Adir Luiz de Shuller; as ruas Suely Gomes Vieira, Profª Eda Moreira Daflon e Leda Souza Marinho; a Avenida Lucilia Nunes Monteiro; as ruas Armando Freire Pinheiro e Isabel Muniz Peçanha; as alamedas Celso Barcelar e Antônio Sergio de Matos; a Avenida A; as ruas Um, Cinco, Seis, Sete, Oito, Nove, 12, 13 e Dr. Luiz Renato Carneiro da Silva; a Avenida Vereador Roberto Garido de Souza; as ruas W-29, Godofredo Tabuada Alvarez, General Azir Benjamim Chaloub, Salomão Agostinho, Moacir Leite Santos, Luiz Renato Caldas, Marcio Moreira Paes, W-21, W-22, W-23 e Profª. Mareija Picanço, entre outras. As ações prosseguem até sexta-feira (25) e seguem na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário