sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A noite de autógrafos do livro 'De Quissamã a Hollywood' foi prestigiada em Macaé




Muitas histórias para contar. Assim, Phydias Barbosa - foto: o autor e Ana Paula Barreto  -  reuniu toda sua vivência em jornalismo, teatro, TV e cinema na obra “De Quissamã a Hollywood”, que foi lançada em Macaé numa noite de autógrafos nesta quinta-feira (5) no Solar dos Mellos. Foi uma noite deslumbrante. O evento reuniu cerca de 60 pessoas que foram prestigiar o autor. Entre os fatos mais marcantes, o escritor, que nasceu em Quissamã em 7 de setembro de 1947, destaca a expulsão da Bélgica, prisão em São Gonçalo/RJ, prêmio internacional e impedimento, durante um ano, de comparecer à cidade de Oakland, na Califórnia, onde realizou o ensino superior.

Tudo começou pelo estímulo dos seus pais, gerentes do único local de entretenimento na Freguesia do distrito macaense da época, um cine-teatro que, além da projeção de filmes, também apresentava peças teatrais produzidas e dirigidas por sua mãe, dona Rafiza e pelas irmãs dela, Iracema, Latiff e Jamile. “Essa foi a mordida que recebi para entrar nesse processo artístico”, frisou o autor, que carrega em sua bagagem a experiência de 30 peças, 21 longas-metragens, 20 documentários dirigidos ou produzidos e mais de 500 comerciais de TV entre Brasil, Europa e Estados Unidos.

O administrador Flávio Cavur prestigiou a noite de autógrafos e ainda no Solar começou a conhecer as histórias de Phydias. “Convivi com ele durante anos em Quissamã e, por isso, estou aqui participando. A prefeitura deve estar sempre incentivando iniciativas como essa”, afirmou.

Para a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz, o lançamento da autobiografia no município representa o entrelaçamento de Phydias e sociedade. “O bom filho a casa retorna. Hoje, ele se reencontrou com amigos e apreciadores no Solar dos Mellos, trazendo um belo produto que valoriza toda sua trajetória”, afirmou Gisele.

Na sua trajetória, o autor estudou em Quissamã, Macaé, Rio de Janeiro e frequentou cursos de extensão teatral e cinematográfica em Madri, Barcelona, Paris, Bruxelas, Los Angeles e Boston, tendo se graduado como Master in Fine Arts na cidade de Oakland, na Califórnia, estado onde morou durante nove anos. (Texto:
Tatiana Gama)

Lançamento acontece nesta  na sexta (06) em Quissamã

 O livro “De Quissamã a Hollywood”, que é a autobiografia do quissamaense Phydias Barbosa será lançado em  noite de autógrafos na região: na Sexta feira  (06), em sua terra natal, Quissamã, no Centro Cultural Sobradinho, a partir das 20h.

A obra trata, essencialmente, das passagens que marcaram a vida de Phydias até aqui, e conta a trajetória dos 50 anos de profissão em jornalismo, teatro, TV e cinema, destacando também, suas aventuras pelo mundo e o amor por sua família.

O autor

Phydias Barbosa, nasceu em 7 de setembro de 1947 em Quissamã e conheceu desde cedo o mundo do teatro. Seus pais eram gerentes do único local de entretenimento na 'Freguesia' - Centro de Quissamã, então distrito macaense na época - um cine-teatro que, além da projeção de filmes, também apresentava peças teatrais produzidas e dirigidas por sua mãe, Dona Rafiza e pelas irmãs dela, Iracema, Latiff e Jamile.

O autor estudou em Quissamã, Macaé, Rio de Janeiro e partiu em busca de conhecimento e especialização pelo mundo. Phydias frequentou cursos de extensão teatral e cinematográfica em Madri, Barcelona, Paris, Bruxelas, Los Angeles e Boston, tendo se graduado como Master in Fine Arts na cidade de Oakland, na Califórnia, estado onde morou durante nove anos.

De Macaé, Phydias guarda a passagem de várias temporadas que considera inesquecíveis, pois quando cursou o ginásio, atual Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Luiz Reid, durante sua adolescência nos anos 60, conquistou amizades que perduram até hoje. Ele voltou novamente para o município no final dos anos 70, quando colaborou com o jornalista Euzébio Mello e outros amigos no relançamento do jornal 'O Século'. Depois, voltou à cidade em 1997, acompanhado por seus filhos.

Em 2000, foi responsável pela produção e direção de um dos espetáculos teatrais mais marcantes do Teatro Municipal de Macaé, a peça “Motta Coqueiro, Culpado ou Inocente”, de sua autoria em parceria com Armando Borges.

Hoje, Phydias Barbosa trabalha na Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília, onde é gerente executivo do projeto TV Brasil Internacional, emissora pública sem fins lucrativos, especialmente direcionada aos emigrantes brasileiros. Em Quissamã, o lançamento do livro “De Quissamã a Hollywood” tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, turismo e Lazer.

 
Foto para posteridade: 
A família Barreto e amigos
 prestigiaram o lançamento do livro.



 Nos anos 70, o Barracão da Criação teve a oportunidade de promover diversos eventos culturais, graças à gestão do então prefeito Carlos Emir, pai do meu amigo Carlos Emir Junior, com a competência da Secretária Vera Jardim e sua assessora Angela Agostinho. Vera é irmã da querida Tania Jardim, mãe de Anne Jardim. Nessa foto, o cineasta Joatan dissertava sobre as agruras dos produtores de documentários e curta metragens em levantar dinheiro para seus filmes e ainda conseguir exibição. Com esse prefeito, muitos jovens da época tiveram possibilidades reais de exercerem sua criatividade. No livro De Quissamã a Hollywood você vai poder ler muito mais! (texto do autor)

Foto: "Dona Rafiza", ou seja Zenab Chame Barbosa, mãe do autor. Também era conhecida como Rafizinha, Safira e Safirola. Promotora de eventos, agenciadora de anúncios para outdoors, autora e diretora teatral, relações públicas, poeta, tudo isso entre os anos 40 e 60 da década passada. Ela é personagem importante no livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário