segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Adutora se rompe e esgoto é lançado em praia de Rio das Ostras



Vazamento de esgoto em Rio das Ostras (Foto: Mauricio Rocha/Divulgação)
Pela segunda vez em menos de 15 dias, a empresa Foz do Brasil, responsável pela operação do sistema de esgoto em Rio das Ostras, interior do estado do Rio de Janeiro, foi flagrada cometendo crime ambiental, de acordo com informações da prefeitura. A companhia havia sido multada em R$ 2 milhões pela prefeitura por depósito de esgoto no rio das Ostras e nesta quinta-feira (19) foi notificada pela secretaria municipal do Ambiente pelo vazamento de dejetos na Praia de Costazul.

A equipe técnica da secretaria foi ao local fazer uma avaliação da quantidade de esgoto lançado no litoral, no trecho do Emissário a Praça da Baleia, em Costazul.  De acordo com o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon, a empresa já foi notificada e as equipes da prefeitura foram acionadas para limpeza da praia, caso os dejetos cheguem até a areia, o que depende das correntes de vento. Nivaldo ressaltou que ainda não é possível precisar os prejuízos causados à fauna e flora do local. 
Poluição em Rio das Ostras (Foto: Divulgação/Rio das Ostras)Poluição em Rio das Ostras (Foto: Divulgação/Rio das Ostras)
A Foz do Brasil, do grupo Odebrecht, tornou-se responsável pela operação integral do sistema de esgoto em Rio das Ostras a partir de uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a empresa e o município em 2007.

Por meio de nota, a Foz informou que também identificou a mancha próxima ao emissário e, por medida de segurança, coletou amostras para análise. Nesta sexta-feira (20), a empresa enviará uma equipe de mergulhadores para uma inspeção detalhada do emissário submarino. Os resultados dessa investigação sairão em 48 horas. Até lá, a Foz informou que continuará monitorando a mancha.

Com relação a autuação, a empresa disse que "tem a convicção de que o incidente não foi ocasionado por problemas operacionais da empresa e aguarda os laudos técnicos para contestar a multa".

(O GLOBO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário