segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Escritório de Apoio à Produção Cultural começa a funcionar na MC



Os interessados em elaborar um projeto nas diferentes áreas da cultura podem contar agora com um Escritório de Apoio à Produção Cultural. Esta é mais uma ação da Fundação Macaé de Cultura (FMC), com o objetivo de orientar produtores e artistas para a participação em editais de patrocínio do governo e de iniciativas externas. De acordo com o presidente da FMC, Juliano Fonseca, para os próximos editais da Fundação, será criado um padrão para apresentação desses projetos. “As pessoas têm boas ideias, porém, às vezes não cumprem as mínimas exigências da formatação de projetos e, por isso, acabam com as chances de captar os recursos para sua proposta”, explicou o presidente.

O Escritório irá realizar orientação em relação à formatação de projetos e, ainda, esclarecer dúvidas pertinentes aos editais da prefeitura e de empresas que apoiam iniciativas culturais. Será possível receber informações sobre os itens necessários à elaboração de um projeto cultural. A proposta é promover o aprimoramento e a sustentabilidade de projetos culturais, fortalecendo o processo de consolidação dos empreendimentos dessa área no município. A ação visa ainda o alinhamento com o Escritório de Apoio à Produção Cultural da Secretaria Estadual da Cultura.

Outro intuito é impulsionar o potencial expressivo do mercado cultural da cidade, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento econômico e social.

“Estamos aguardando a aprovação do orçamento para 2014 e o Escritório será fundamental para as pessoas que têm interesse em captar recursos para seus projetos. Vale lembrar que também temos a Lei Federal de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, conhecida principalmente por sua política de incentivos fiscais”, frisa Juliano.

Para contribuir com a capacitação dos proponentes de projetos, a FMC já tem programada uma oficina de elaboração de projetos, prevista para acontecer na Semana da Cultura, entre 5 e 10 de novembro, no Parque da Cidade. “Temos várias solicitações de apoios, porém, não temos como prover recursos para todos, por isso, a importância de incentivar a participação em iniciativas externas ou até mesmo em parceria com as empresas”, afirma o presidente.
Os atendimentos já começam a partir desta quarta-feira (11). As consultorias são gratuitas e serão feitas com hora marcada através do e-mail
projetos@macaecultura.com.br. No campo assunto deve constar: escritório de apoio. A equipe de trabalho é formada pelas produtoras culturais Débora Magalhães e Priscilla Azeredo, bacharéis em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário