domingo, 15 de setembro de 2013

Dr. Aluízio realiza audiência pública com população do Sana



Foto: Flávio Sardou
 
O Prefeito Dr. Aluízio e sua equipe de secretários estiveram reunidos nesta sexta-feira (13), no distrito do Sana, região serrana de Macaé, para uma audiência pública com a população local. O objetivo foi ouvir os anseios, sugestões e opiniões dos moradores sobre as demandas da região.


Estiveram presentes membros das secretarias de Interior, Limpeza Pública, Saúde, Educação, Fundação de Esporte, Turismo e Lazer (Fesportur), Fundação Macaé de Cultura (FMC), Ordem Pública, Trabalho e Renda, Agroeconomia, Obras, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Desenvolvimento Social, Ambiente, e as coordenadorias de Defesa Civil e Políticas sobre Drogas, além do vice-prefeito, Danilo Funke.

No primeiro momento da audiência, foram apresentadas as demandas do distrito em áreas como Esporte, Turismo, Saúde, Educação, Transporte, Infraestrutura, entre outros. Entre os mais diversos, a questão do asfaltamento das principais vias de acesso do distrito foi um dos temas mais polêmicos, já que os moradores dividem opiniões sobre o assunto.

Para o morador e ambientalista Márcio Nascimento, a prioridade deve estar voltada para a infraestrutura do local, tendo em vista a preservação ambiental.

“A preocupação maior deve ser com a infraestrutura do local, com a recuperação das estradas, reforma de meios fios e a revitalização da área central do distrito. Precisamos de uma política pública para a unidade de conservação, para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Não sou contra a melhoria da estrada, mas acredito na necessidade de alternativas de materiais diferenciados para o asfaltamento”, opinou o ambientalista.

O Presidente da Associação de Moradores da Cabeceira do Sana, Nilson Moser, afirmou que o asfaltamento da região é uma antiga solicitação da região. “A Cabeceira do Sana tem cerca de 700 moradores que seriam beneficiados de forma imediata com as melhorias do acesso ao distrito com a colocação do asfalto. O acesso vai além da questão do turismo, mas também de quem estuda e trabalha nas cidades vizinhas, principalmente no trecho que liga o Frade à Cabeceira do Sana”.

Já para Antenor Souza, proprietário de pousada no Sana, a população ainda não está pronta para a chegada do asfalto na localidade. “Sabemos que isto será inevitável daqui a algum tempo, contudo, acredito que ainda não estamos prontos para os impactos que o asfaltamento trará para quem mora no Sana. O asfalto é um assunto polêmico por aqui porque isso pode mudar o cenário e a vida de todos que moram aqui. Sabemos que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer, mas temos que estar preparados”, ressaltou.

O artesão Fausto Andrade destacou a cultura local como um dos potenciais atrativos para um turismo de qualidade na região. “Falar sobre cultura é um pouco complicado no Sana, pois convivemos com pessoas de diferentes locais e culturas. Mas acredito que se fizermos vários pontos de cultura e reativarmos antigos eventos que já foram sucesso aqui, como o ‘Cultura Agosto do Sana’ que não acontece há mais de dois anos, podemos transformar a realidade do local”, disse.

Outras demandas também foram destacadas pelos moradores, como maior número de viagens por meio do transporte público ao Sana, revitalização da quadra poliesportiva e construção de novas escolas na região. Outro ponto polêmico e bastante discutido entre autoridades e moradores foi a necessidade de mudança de conceito que muitos turistas possuem sobre o local.

Para a técnica de enfermagem Carine Lima, a má fama do Sana com relação ao uso de drogas indiscriminado, tem que ser revertida o mais rápido possível, já que não condiz com a maneira de viver da população local. “Fazemos um clamor para que a sociedade crie uma visão diferente do Sana, para que a gente mude a fama de um local de uso liberado de drogas e de bagunça, para a visão positiva de um local de cultura, lazer e turismo saudável”, comentou.

Prefeito planeja ações emergenciais para as próximas semanas

Ao final das explanações feitas por moradores sobre as demandas na região do Sana, o Prefeito Dr. Aluízio destacou a importância de dar voz à população para que as necessidades de cada localidade sejam apontadas pelos seus próprios moradores.

“Esta audiência é o marco de um poder público que ouve e dá poder para a população falar diretamente com seus governantes. Agora é preciso ordenar a pauta de demandas e definir quais são as prioridades da região e quem irá definir isso serão os próprios moradores. Com certeza esta é uma grande conquista da população, mas exige muita maturidade e responsabilidade já que envolve a vida de toda uma comunidade”, frisou o Prefeito.

Dr. Aluízio também anunciou a realização de intervenções emergenciais serão no distrito nas próximas semanas, principalmente no que tange as vias de acesso ao distrito. O Prefeito também sugeriu que os moradores formassem uma comissão para analisar as demandas e fiscalizar as ações do poder público.

“Queremos a população cada vez mais próxima do governo. Independente da audiência, o poder público já havia se antecipado com relação a intervenções paliativas nas escolas e estradas do Sana. Vamos iniciar nas próximas semanas obras emergenciais de reparo nos locais mais críticos, devido ao risco que oferecem. Também sugiro que os participantes desta audiência formem uma comissão para fiscalizar e auxiliar o poder público com relação às demandas. Temos que definir qual a prioridade do Sana com a comissão e demais moradores, para direcionar o orçamento para cada área para o ano de 2014, pois quando uma ação é inserida no orçamento, ela tem que ser realizada. Por isso ressalto que é uma questão de maturidade e responsabilidade para se atender a decisão da maioria”, ressaltou.

Os moradores da região do Sana devem decidir sobre suas prioridades e formar a comissão de fiscalização dentro de cerca de 10 dias, para definir como o governo irá intervir na localidade dentro do orçamento do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário